Google movimentou mais de R$ 153 bilhões no Brasil em 2022

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Em 2022, as plataformas do Google, incluindo a Busca, Google Ads, Google AdSense, Google Cloud, Google Play e YouTube movimentaram R$ 153 bilhões na economia  brasileira, por meio dos benefícios gerados para empresas de todos os tamanhos. Os dados são da nova edição do Relatório de Impacto Econômico, produzido pela consultoria Access Partnership, e anunciado nesta terça-feira (27), durante o evento Google For Brasil, em São Paulo.

Pela primeira vez, o Relatório apresenta informações detalhadas sobre o impacto econômico de Google Cloud, a divisão de computação em nuvem do Google, no Brasil. No total, as soluções oferecidas pelo Google Cloud geraram R$ 883 milhões na forma de ganhos de eficiência gerados diretamente pelo uso da nuvem. Além disso, o Google Workspace – ferramentas colaborativas e de produtividade que incluem, por exemplo, o Drive, o Fotos, o Docs, o Apresentações e o Planilhas – gerou R$ 31 bilhões em benefícios para usuários brasileiros, além da economia de 264 horas por ano, o equivalente a 33 dias de trabalho, ao otimizar tarefas.

Outra informação nova apresentada pelo Relatório é o impacto positivo do ecossistema de desenvolvedores de aplicativos para o sistema operacional Android. Em 2022, a loja de aplicativos Google Play gerou R$ 4 bilhões em receita para os desenvolvedores. Além disso, ao todo, mais de 238 mil vagas de emprego foram geradas para atender a esse ecossistema, impulsionados pelo crescimento econômico das empresas desse ecossistema.

Os números de Google Cloud e Google Play estão incluídos no impacto econômico total das plataformas Google no Brasil (R$ 153 bilhões). Aproximando empresas e consumidores "O Relatório de Impacto Econômico é uma ferramenta importante para traduzir a nossa contribuição para a economia brasileira, reunindo números e histórias que mostram como o Google tem sido um parceiro das empresas brasileiras", afirma Fernanda Doria, diretora de negócios para médias  empresas do Google no Brasil. "Ao longo dos mais de dez anos que trabalho no Google, acompanhei a jornada de diversas empresas que cresceram e se desenvolveram a partir do uso de nossas plataformas."

Dados internos do Google demonstram o impacto positivo das plataformas do Google no Brasil: somente em 2022, a Busca e o Google Maps promoveram 396 milhões de conexões diretas entre empresas e clientes, por mês, na forma de ligações, mensagens, reservas, rotas, detalhes de produtos e serviços. No total, 11 milhões de empresas brasileiras de todos os tamanhos foram beneficiadas diretamente por essas conexões.

O Relatório O Relatório de Impacto Econômico do Google é produzido pela consultoria de estratégia econômica Access Partnership (antes chamada de AlphaBeta), que calcula números similares também para o Google em outros países, como Austrália, Cingapura, Coreia do Sul, Japão e Nova Zelândia.

Para fazer o estudo, a consultoria se baseou em informações públicas sobre os mercados em que o Google atua. O cálculo inclui o retorno de investimento gerado aos anunciantes ao fazer campanhas de publicidade em plataformas do Google, a receita compartilhada pelo Google com editores, desenvolvedores e criadores de conteúdo e economia de custos e ganho de receita pelas empresas brasileiras a partir do uso da nuvem.

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