A Nokia firmou uma parceria com a Solis Tower Telecom do Brasil para oferecer soluções digitais flexíveis e competitivas para o setor agrícola, trazendo a tão necessária conectividade para agronegócios em áreas rurais do Brasil. A parceria trará a expansão de redes privadas sem fio que ajudarão a proporcionar ganhos em produtividade, eficiência e sustentabilidade e, em última análise, um aumento na produção de alimentos. Os agronegócios representam aproximadamente um quarto do PIB do Brasil.
A parceria também promoverá a inclusão digital e trará a tão necessária conectividade para muitas comunidades agrícolas em áreas rurais ou de plantação. Muitas partes rurais do Brasil ainda estão desconectadas e apenas 19% da terra disponível para uso agrícola no Brasil tem cobertura 4G ou 5G. A nova rede permitirá que os trabalhadores realizem tarefas cotidianas, como acesso a aplicativos bancários ou conexão com suas famílias. Além disso, também impulsionará a produtividade, permitindo comunicação instantânea entre trabalhadores e gestores.
A Nokia forneceu uma gama de soluções do seu portfólio líder do setor, Nokia AirScale, incluindo small cells, banda base, soluções de cabeça de rádio e estações rádio base Nokia Flexi Zone. A Nokia também forneceu suas soluções eficientes de gabinete de energia com soluções de resfriamento avançadas para uso externo. Quando aplicadas a tecnologias de Internet das Coisas (IoT) como soluções NB-IoT e LTE-M, uma série de máquinas, pessoas e sensores podem ser conectados de forma integrada, fornecendo informações detalhadas em tempo real que apoiam os agronegócios.
A Solis é uma provedora de NB-IoT e uma operadora MVNO dedicada aos agronegócios brasileiros, com capacidade de construir infraestrutura e atender às demandas de um país tão grande quanto o Brasil com a qualidade e confiabilidade que as novas operações agrícolas exigem.
A parceria já está trazendo vantagens para muitas fazendas no Brasil, incluindo a fazenda Vera Cruz do Xingu, no estado de Mato Grosso, Brasil.
Henrique Carneiro Gonçalves, Diretor da Fazenda Vera Cruz do Xingu, comentou: "a introdução de uma rede LTE privada transformou nossas operações. Agora podemos nos comunicar facilmente com todos na fazenda, resolvendo problemas e promovendo maiores sinergias e produtividade. Monitores IoT nos dão acesso instantâneo a informações sobre coisas como umidade, colheita ou consumo de combustível, ajudando-nos a ser mais eficientes, economizar dinheiro e obter melhores resultados. As possibilidades parecem infinitas."