O Canva anunciou o lançamento do Deep Research Connector para o ChatGPT e do servidor MCP (Model Context Protocol), permitindo que usuários acessem e editem seus designs diretamente a partir de assistentes de IA, como o da OpenAI. A integração visa otimizar fluxos de trabalho de design e conteúdo em ambientes corporativos.
A iniciativa conecta os projetos do Canva ao modelo da OpenAI, possibilitando análises, resumos e geração de conteúdo com base em materiais já existentes, como apresentações, documentos e campanhas de marketing. Com isso, os usuários podem realizar todas as etapas de criação – da concepção à publicação – dentro da própria interface do assistente de IA.
O servidor MCP permite que agentes de IA acessem, em tempo real, o histórico de design, templates e ferramentas criativas do Canva. Isso viabiliza a geração automatizada de peças visuais com alinhamento à identidade visual da marca e com base em dados estruturados extraídos de conversas anteriores.
Entre os benefícios para as empresas, estão:
- Otimização de tarefas de marketing, vendas, educação e gestão;
- Geração e adaptação de materiais gráficos com base em dados contextuais;
- Redução do tempo de produção de conteúdo;
- Preservação da identidade visual em materiais gerados por IA;
- Integração com plataformas como Salesforce e outras ferramentas corporativas.
O uso do Canva via ChatGPT registrou crescimento de 375% em um ano, refletindo a demanda por soluções visuais integradas a fluxos de trabalho automatizados. Segundo a empresa, 95% das companhias da Fortune 500 utilizam a plataforma.
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