A Motorola e a Huawei anunciaram uma parceria para oferecer equipamentos de infra-estrutura UMTS (Universal Mobile Telecommunications System) e HSPA (High-Speed Packet Access) atender às necessidades das operadoras de telefonia móvel de todo o mundo. Um dos pontos-chave do acordo será a criação de um centro de pesquisa e desenvolvimento, em Xangai, na China, no qual os funcionários de ambas as companhias trabalharão na concepção das arquiteturas e em um portfólio de produtos e serviços.
A parceria visa oferecer às operadoras de celular uma ampla gama de soluções UMTS, que inclui produtos para acesso via rádio e redes baseadas em circuito ou pacote. Além disso, estará disponível o acesso a pacotes em alta velocidade (HSPA) em uma grande gama de novas bandas de freqüência. Segundo a Motorola e a Huawei, esse trabalho deve acelerar os lançamentos de produtos e permitir às empresas uma grande evolução nas linhas de soluções UMTS no mercado global.
À Motorola caberá a parte projeto, implementação e integração de redes e também a oferta de serviços de valor agregado, tais como a gestão de redes e sistemas de suporte operacional (OSS), enquanto que à Huawei ficará mais voltada à área de pesquisa e desenvolvimento. ?Com essa iniciativa, estaremos mais bem posicionados para atender às necessidades atuais e futuras dos nossos clientes em infra-estrutura 3G?, acredita Greg Brown, presidente da área de Networks & Enterprise da Motorola.
De acordo com o presidente de produtos wireless da Huawei, Zhang Shunmao, o acordo resultará em uma linha de produtos e serviços altamente competitiva. ?Isso vai permitir às operadoras acesso imediato e suporte para as soluções UMTS e HSPA e apoio para sua implementação ao redor do mundo, para que possam aumentar a competitividade no mercado?, concluiu.