Para OAB-RJ, virtualização vai aumentar a eficiência profissional

0

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) fez nesta segunda-feira, 27, a primeira remessa eletrônica de processos digitalizados ao Superior Tribunal de Justiça. O procedimento de encaminhar cem processos virtualmente durou apenas quatro minutos. O TJRJ é o segundo tribunal do país a aderir ao projeto "Justiça na Era Virtual", iniciativa pioneira do STJ no país. O primeiro tribunal a se integrar ao projeto foi o TJ do Ceará.
A previsão é que, até o fim de setembro, 20 tribunais passem a encaminhar seus processos eletronicamente ao STJ. "No momento, já temos 11 tribunais agendados para a adesão ao projeto 'Justiça na Era Virtual'", informou o ministro Cesar Rocha. Dentro do STJ, o trâmite do processo já é totalmente virtual. No dia 8 de julho, foi efetivada a primeira distribuição eletrônica de processos aos ministros da Casa.
Segundo o presidente Cesar Rocha, o envio eletrônico de processos é uma importante ferramenta do judiciário no combate à morosidade. "Para se ter uma ideia do benefício do encaminhamento virtual, o envio comum do processo em papel demora, dependendo do estado que envia o feito, entre cinco e oito meses para chegar ao STJ. Com o envio eletrônico, o tempo de chegada do processo é reduzido para apenas cinco minutos."
A remessa eletrônica de processos digitalizados do TJRJ entusiasmou o presidente da OAB do Rio, Wadih Damous. "Além do avanço tecnológico, a virtualização vai aumentar nossa eficiência profissional e combater a morosidade do judiciário", ressaltou.
Segundo Damous, a advocacia espera que, em breve, todo o judiciário brasileiro adote a virtualização para que os processos sejam enviados aos tribunais superiores com apenas um clique. "Sem dúvida, foi um grande avanço para a conquista da eficiência do Judiciário e a mitigação da morosidade crônica deste Poder."

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.