No início do ano, o site de leilões eBay e companhia de meios de pagamento eletrônicos PayPal anunciaram a integração de suas interfaces de programação de aplicações (APIs, na sigla em inglês) e plataformas para desenvolvedores, que resultou na criação do X.commerce, uma plataforma open source que pode oferecer uma ampla gama de serviços finais para os comerciantes, oferecendo desde dados de estoques locais, descontos, além do histórico de transações, preços e navegação.
Na ocasião, o eBay – que controla o PayPal – divulgou que queria uma única solução para os desenvolvedores, capaz de unir completamente negócios on-line e off-line. A partir de então, a empresa adquiriu a plataforma de compras on-line Magento e a gigante deste setor GSI Commerce, que juntos formarão os pilares do X.commerce, previsto para ser lançado em outubro.
Segundo o blog TechCrunch, duas parcerias já foram reveladas: com a Adobe Systems, fabricante de software de editoração eletrônica e design gráfico, e a desenvolvedora de software de marketing digital Kenshoo. Com a primeira, anunciada no início do ano, os desenvolvedores poderão acessar dados por meio da plataforma Omniture. Já a Kenshoo, cujo software é usado por empresas como Walmart e Amazon, irá fornecer informações sobre a atenção dos consumidores em relação à loja, seja ela em dispositivos móveis ou física. A Kenshoo, por exemplo, pode extrair inventário de mercadorias e trabalhar técnicas de busca otimizada (SEO, na sigla em inglês), conduzindo o consumidor para a compra.
O diretor de comunicações do PayPal, Anuj Nayar, disse ao TechCrunch que as parcerias com a Adobe e a Kenshoo são apenas "a ponta do iceberg". Na análise do blog, o PayPal cria uma leva de desenvolvedores, mas a chave para a expansão do eBay é conectá-los com uma plataforma aberta entre o PayPal e todas as outras aquisições da companhia.
- Estratégia