A Scopus Tecnologia, fornecedora brasileira de serviços e soluções de TI, anunciou nesta quarta-feira, 27, a aquisição de 49% do capital da NCR Manaus, operação brasileira de fabricação de terminais de autoatendimento (ATMs), subsidiária da NCR Corp. Com a transação, a Scopus passa a ter envolvimento completo na cadeia de autoatendimento, tanto indiretamente, no fornecimento de equipamentos, como diretamente, mediante a prestação de serviços de TI. Os termos financeiros do negócio não foram divulgados.
A transação não inclui as operações da Scopus nem tampouco as demais operações da NCR no Brasil. A área de vendas, serviços e outros funcionários da NCR continuarão em uma empresa separada, oferecendo suporte de vendas e serviços para a base de clientes da NCR. Em comunicado, a Scopus disse que o negócio faz parte da estratégia de crescimento da empresa, a qual compreende outras medidas como investimento na criação de centros de desenvolvimento de software no Brasil e expansão para o mercado internacional.
Simultaneamente à transação, o Bradesco, controlador da Scopus, assinou um acordo para aquisição de 30 mil ATMs, o que torna a NCR sua fornecedora preferencial de terminais de autoatendimento pelos próximos cinco anos, incluindo um pedido inicial de mais de 6 mil ATMs da NCR Manaus.
"Esse acordo reflete nossa crença em uma parceria estratégica com a NCR que pode oferecer a inovação necessária para atender a demanda de mercado crescente por autoatendimento e possibilitar que a Scopus gere um crescimento significativo no seu negócio", afirmou Candido Leonelli, CEO da Scopus. "A combinação da NCR e Scopus nos dará velocidade e eficiência na disponibilização de uma experiência melhor para os nossos clientes."
O presidente e CEO da NCR, Bill Nuti, por seu lado, disse tratar-se de uma aliança ousada, estratégica e transformadora que expande e fortalece a presença geográfica e cobertura de vendas da empresa. "A parceria vai permitir que a NCR se beneficie da presença de mercado da Scopus, bem como de sua grande experiência com os clientes, ao mesmo tempo em que nos ajuda a melhorar a produtividade e agilidade de nossa fábrica."
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