A TP-Link foi a empresa escolhida pela Segura, empresa de soluções integradas de segurança eletrônica personalizada, para fazer a implementação e manter o controle do serviço de Portaria Virtual Monitorada. Pensando em substituir os serviços de porteiros convencionais por uma equipe especializada, o projeto conta com o TL-ER 5120, roteador da TP-Link indicado para grandes comunidades, com muitos usuários e que exigem uma rede eficiente nas 24 horas do dia.
A Segura oferece, há mais de 20 anos, soluções de segurança eletrônica para Condomínio, Residência e Empresas, por meio de serviços como: Monitoramento por Imagens, Interface Morador Polícia, Ronda Eletrônica a cada 40 min, Rede de Segurança com Vizinhos, Controle de Acesso com sistema de Biometria, Alarmes e Cerca Elétrica, Portões Automáticos, Câmeras e Interfones.
Há cerca de três anos, a empresa lançou o Portaria Virtual para complementar o seu portfólio em um segmento que ainda é pouco explorado. "Este mercado ainda é muito novo. Para se ter ideia, em São Paulo, há mais de 60 mil condomínios e, cerca de 35% deles possuem até 45 apartamentos. Por isso, desenvolvemos a solução de Portaria à distância que traz dois grandes benefícios: o aumento do nível de segurança e a redução expressiva de custos do condomínio, que pode chegar a 40%", explica Marcio Novak, diretor da Segura.
Segundo a TP-Link, o roteador TL-ER 5120, escolhido pela Segura, tem como diferenciais a capacidade de processamento de dados e múltiplas funções, incluindo Equilíbrio de Carregamento e Controle da Largura de Banda, além de distribuir os fluxos de dados de acordo com a proporção de cada porta WAN, Controle de Acesso, Bloqueio específicos IM/P2P, proteção automática para detectar e bloquear ataques de Denial of Service (DDoS) e outras ameaças relacionadas, baseado no IP, Limite de Sessão e Servidor PPPoE que prioriza diferentes jurisdições e uma gestão mais eficiente.
O projeto
Dentro de cada condomínio são instaladas 4 verticais ligadas a um switch, conectado ao roteador TL-ER 5120, que possui dois links de internet. Entre as verticais estão:
1 – Voz: ferramenta para o morador, visitante ou prestador de serviço falar com a central de monitoramento e vice-versa;
2 – Imagem: câmeras de segurança;
3 – Alarme: para a proteção perimetral e botões de pânico para proteção ao morador.
4 – Controle de acesso: automação para moradores com biometria e tag para acesso como pedestre e controle remoto para veículos. Já para visitantes e prestadores de serviço, a abertura das portas é feita à distância, após o morador autorizar a entrada e a identificação e coleta de documentos.