Prefeitura de Vitória investe R$ 7 milhões em rede óptica

0

A Prefeitura de Vitória, no Espírito Santo, implantou uma rede metropolitana ligada por fibra óptica para transmissão de dados, imagem e voz. Inicialmente, 50 pontos da ilha foram interligados e o projeto, de cerca de R$ 7 milhões, tem por finalidade integrar o poder público com os cidadãos, por meio da prestação de serviços nas áreas de saúde, educação e segurança. O parceiro no projeto é a NetServices.

As tecnologias utilizadas foram Gigabit Ethernet e multiplexação por comprimento de ondas em fibra ótica (CWDM). Os equipamentos instalados foram os switches da Cisco para núcleo de rede Catalyst 6500, 3560 para distribuição e 2960 para borda. O padrão adotado é o mesmo usado em grandes redes corporativas, como a de Tókio, no Japão. A opção por essa tecnologia, segundo Pedro Paulo Braga Bolzani, subsecretário de tecnologia da informação da Prefeitura de Vitória, se deveu à grande capacidade de transmissão, além de baixo custo de implantação e operação, se comparada a outras soluções.

De acordo com o subsecretário, a solução pode ser equiparada com uma grande rede multisserviço, que permite a priorização de tráfego, como voz e vídeo de alta definição. Bolzani diz que serão beneficiadas todas as secretarias municipais, com destaque para os avanços na educação, nos telecentros e nos postos de saúde.

?A estabilidade e a alta capacidade no transporte de dados, imagem e voz que a fibra ótica garante foram os motivos que levaram à escolha da solução pela Prefeitura de Vitória. Aproveitamos para implementar a solução CWDM, com o objetivo de garantir maior flexibilidade e banda de tráfego isolada para fins específicos?, ressalta Bolzani. ?Temos plena convicção de que, ao decidirmos investir em uma solução como essa, garantimos à municipalidade que, em breve, todos os 200 prédios municipais estarão interligados. Isso permitirá a prestação de serviços à comunidade de uma forma muito mais rápida e com melhor qualidade?, finaliza.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.