A Cisco Systems anunciou nesta quarta-feira, 27, a compra da PostPath, start-up com apenas cinco anos de atividades que fabrica softwares de e-mail e calendário, com o propósito de aperfeiçoar a tecnologia de conferência que adquiriu no ano passado, com a compra, por US$ 3,2 bilhões, da WebEx Communications. A gigante de redes vai pagar US$ 215 milhões pela empresa, que já levantou US$ 30 milhões com fundos de capital de risco, como o Jafco Ventures, Matrix Partners of Waltham e da Worldview Technology Partners.
A aquisição é parte da estratégia da Cisco de oferecer uma melhor tecnologia de integração das ferramentas de comunicações que os empregados das empresas têm à disposição por meio de uma "plataforma colaborativa". Depois de concluída a transação, a fabricante disse que irá adicionar o software de e-mail e calendário da PostPath à sua plataforma colaborativa, que inclui mensagens instantâneas, voz, vídeo, dados, gestão de documentos e aplicações web 2.0.
O objetivo é criar uma experiência mais "sem costura" de comunicações para o usuário final, considerando a complexidade de todas as tecnologias envolvidas.
Quando a Cisco comprou a WebEx há um ano, o seu maior negócio desde a aquisição por US$ 6,9 bilhões da Scientific Atlanta, em 2006, alguns observadores criticaram questionando como a conferência web iria se alinhar ao seu principal negócio, que é a venda de equipamentos de telecomunicações. Mas, decorrido menos de dois anos, a WebEx provou ser um elemento-chave na estratégia da Cisco para oferecer uma maior integração das ferramentas de comunicações e atrair mais clientes de pequeno e médio porte.
Em uma entrevista nesta quarta-feira para falar sobre a compra da PostPath, diretor de marketing da Cisco WebEx, Alex Hadden, disse ao site americano especializado em tecnologia The Deal.com que e-mail e calendário são "extensões naturais" de sua estratégia.
Ao expandir a oferta de ferramentas de comunicações comerciais, a Cisco e muitas outras grandes empresas de software e equipamentos de telecomunicações, tais como Microsoft e a Nortel Networks, ingressam em um mercado empresarial de alto o crescimento, com produtos concebidos para melhorar a produtividade dos funcionários. Embora os gastos das empresas com tecnologia tenha desacelerado nos últimos meses, em meio à retração geral da economia dos Estados Unidos, ele tem sido até melhores do que os da indústria de telecomunicações.
Embora a aquisição de empresa tenha sido uma constante da Cisco neste ano, em consonância com a sua própria estratégia de construção e compra de parceiros, a maior parte das suas ofertas foram relativamente pequenas. Em junho, ela comprou a fabricante dinamarquesa de tecnologia de vídeo DiviTech e, no mês seguinte, adquiriu a fabricante de tecnologia de rede Pure Networks, por US$ 20 milhões. Mas a estratégia da Cisco tem sido cada vez mais centrada em software nos últimos anos. No ano passado, a empresa comprou fornecedora de software de segurança Securent, por US$ 100 milhões, e a IronPort Systems, fabricante de tecnologia para filtragem de e-mail, por US$ 830 milhões.