O Congresso Internacional Sociedade e Governo Eletrônico (Consegi 2008), que começou nesta quarta-feira, 27, em Brasília, vai sediar nesta quinta-feira a 3ª Rodada de Compartilhamento de Softwares da Administração Pública. A maioria das soluções que serão apresentadas está disponível no portal do Software Público Brasileiro (www.softwarepublico.gov.br), administrado pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento.
A rodada vai apresentar soluções tecnológicas com o objetivo de despertar o interesse de usuários e possíveis colaboradores. As soluções livres possibilitam a cooperação dos usuários na resolução dos problemas, assim como na evolução qualitativa da ferramenta. Esse é o objetivo do portal do Software Público Brasileiro, lançado em 2007 no Fórum Internacional de Software Livre, que inaugurou um novo modelo de licenciamento e de gestão das soluções desenvolvidas na administração pública, compartilhando soluções que podem ser úteis aos mais diferentes órgãos públicos e também à sociedade.
O seu objetivo é reduzir custos, aprimorar os aplicativos e, conseqüentemente, a melhorar o atendimento à população. O acesso ao código-fonte dos softwares disponibilizados no portal é livre, mediante cadastramento. Para disponibilizar soluções do setor público é preciso entrar em contato por meio do e-mail guialivre@planejamento.gov.br.
As soluções livres apresentadas poderão ser compartilhadas com a esfera governamental, academia e sociedade, de forma imediata porque durante o evento os participantes terão acesso aos códigos, à documentação e ao ambiente de desenvolvimento colaborativo.