O sistema de business intelligence (BI) do Hospital São Rafael (HSR) – localizado na cidade de Salvador e também responsável pelo atendimento da população de Alagoinhas, Barra e Porto Seguro – reduziu o tempo que as informações chegam às mãos dos responsáveis pela gestão dos departamentos da instituição. A adoção da solução de BI pelo centro de saúde tornou o sistema um apoiador na tomada de decisões estratégicas e, também, uma ferramenta de monitoramento do desempenho dos serviços médicos e assistenciais.
"Atualmente, cada gestor acessa as informações consolidadas, e os relatórios são construídos em uma base única de dados", enfatiza Antonio Rabelo, analista de BI do HSR. Segundo ele, o que antes demorava quatro dias para ser feito, é extraído em poucos minutos e há, ainda, a possibilidade de envio diário, por e-mail, o que reduz o tempo de acesso às informações e torna mais ágil o processo de tomada de decisões.
O projeto de BI do HSR começou em 2005, quando foi instalado o ERP MV2000, da MV Sistemas, que trazia um ambiente de BI embutido. À época, a ferramenta não foi bem aproveitada, por falta de uma equipe dedicada ao gerenciamento do data warehouse. Já em 2007, decidiu-se retomar o projeto capacitando funcionários na solução e diante a ampliação da utilização e das atividades demandadas, surgiu a necessidade de aquisição, também, de outros produtos, como o Microstrategy Report Service, explica Dioney Mascarenhas, também analista de BI do HSR.
De acordo com os dois profissionais, além da melhor qualidade na tomada de decisão, o BI trouxe uma maior eficácia nas atividades de gestão e mais agilidade no acesso às informações relacionadas às áreas financeira e assistencial. "O BI é também utilizado pela alta gestão da instituição para monitorar, diariamente, as contas de faturamento ainda não enviadas aos convênios. Desde que o controle passou a ser realizado pela nova solução, o valor das contas pendentes teve uma redução significativa de 70%, resultando em melhor desempenho financeiro da instituição. Com a funcionalidade de Report Service, a confecção da análise econômica para controle e monitoramento dos resultados financeiros, que anteriormente demorava cerca de quatro dias, em cada setor, passou a levar apenas alguns minutos. "Isto nos permite a concluir um estudo completo de todos os setores do hospital em apenas uma manhã", explica Raphael Gonçalves, que trabalha também como analista de BI do HSR.
A solução conta com um sistema de gerência de suprimentos e um clínico, que é utilizado, pela área de enfermagem para monitorar e qualificar os seus profissionais da assistência, com o objetivo de seguir às diretrizes do Cofen (Conselho Federal de Enfermagem), no que diz respeito à quantidade de profissionais que a instituição deve ter de acordo com o número de pacientes. "Temos um documento denominado Registro de Enfermagem que consolida, diariamente, o perfil de necessidade dos cuidados aos pacientes. Este documento permite que os responsáveis mensurem a quantidade de enfermeiros padrões e técnicos que deverá compor determinada unidade de internação", ressalta Fernando Costa, gerente de TI do HSR.
O banco de dados do HSR possui aproximadamente 190 Gb e sistema de inteligência de negócios é utilizado de forma direta por cerca de 35 usuários. Além disso, os demais gestores têm acesso de maneira indireta à ferramenta, ou seja, recebem informações dos usuários que a utilizam ativamente.
- Case