O descumprimento da decisão do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) que obriga os fabricantes e operadoras de celular a efetuar a troca imediata do aparelho durante a vigência da garantia – ou mesmo após o prazo, quando há vício oculto –, por considerá-lo bem essencial para os consumidores, continua dando dor de cabeça ao consumidor.
Dados do órgão do Ministério da Justiça, divulgados nesta sexta-feira, 27, revelam que os problemas com a garantia dos produtos ganharam espaço no total de reclamações feitas pelos clientes aos serviços de atendimento ao consumidor (SACs) dos Procons. De acordo com o levantamento do órgão, esse tipo de denúncia representou 50,65% do total de queixas registradas nos Procons no primeiro semestre deste ano.
Os dados do Ministério da Justiça mostram que as denúncias referentes a produtos com defeito e a falta de peças de reposição responderam por 26,67% e 6,47% do total de reclamações aos SACs, respectivamente, na primeira metade do ano.
A campeã foi a Samsung, que respondeu por 29,36% do total de queixas nos Procons nos primeiros seis meses do ano. Em segundo lugar vem a LG, com 25,38% sobre o total, seguida pela Nokia, com 21,19%. Sony Ericsson (15,51%) e Motorola (8,56%) completam a lista.
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