O horário nobre da internet brasileira durante a semana é a noite, entre 19h e 22h, período que coincide com a chegada dos usuários em casa após o trabalho. Nos fins de semana, o acesso é menos concentrado e se estende ao longo da tarde e da noite, de 14h às 22h.
A constatação é do estudo "Horário Nobre da internet no Brasil", realizado pela Hi-Midia, especializada em segmentação e performance em mídia online, e pela M.Sense, especialista em estudos sobre o mercado digital.
Os dados da pesquisa apontam que usuários de PCs concentram as atividades mais comuns, como navegar nas redes sociais (41%), ler e enviar e-mails (35%), ler notícias (32%) e ler conteúdo de entretenimento (32%), entre 19h e 22h durante a semana útil.
Nesse grupo, atividades relacionadas a diversão, como fazer download de filmes e música (30%), acessar as redes sociais (28%) e assistir a vídeos (25%), se mantêm em alta após as 22h. Já a leitura de e-mails (37%) e de notícias (29%) têm dois picos diários (pela manhã e à noite),
Nos fins de semana, entre 14h e 17h, é maior o acesso para leitura de e-mails (28%), redes sociais (33%), leitura de notícias (27%) e conteúdo de entretenimento (28%). Já entre 19h e 22h o acesso é maior para jogos (18%), visualização de vídeos (28%) e download de filmes e músicas (24%).
já os usuários de smartphones ou tablets (35% do total de entrevistados) realizam as atividades rápidas e mais comuns, como ler e-mails, acessar as redes sociais e ler notícias, em diversos horários ao longo do dia, durante a semana.
Atividades como download de músicas e filmes (18%), jogar online (16%) e assistir a vídeos (19%) são mais realizadas após às 22h, entre usuários de smartphones. Nos fins de semana, a maior parte dos acessos à rede via tablets e smartphones ocorre ao longo da tarde e noite.
A pesquisa ouviu 1.265 pessoas das cinco regiões do país, entre 15 e 22 de junho.