Samsung investe quase 780 milhões de euros em tecnologia de semicondutores

0

A Samsung anunciou que vai investir quase 780 milhões na holandesa ASML, desenvolvedora de sistemas de litografia para a indústria de semicondutores. A companhia trabalha com máquinas industriais complexas, críticas para a produção de circuitos integrados ou chips. A cifra total, convertido em dólar, ultrapassa a casa de US$ 1 bilhão – quase o mesmo valor que a fabricante coreana terá de desembolsar após perder a disputa de patentes para a Apple.

O aporte será repassado em duas etapas. A primeira, no valor de 276 milhões de euros, será destinada ao programa de pesquisa e desenvolvimento (P&D) da próxima tecnologia de litografia e aplicada num período de cinco anos. Além disso, outros 503 milhões de euros serão utilizados para a compra de 3% da participação da empresa, sob as mesmas condições gerais e termos dos acionistas atuais.

O aporte da Samsung completa o número total de parceiros para o programa e, de acordo com a ASML, não haverá a entrada de nenhuma outra companhia. A fabricante coreana passa a ser investidora ao lado da Intel, que em julho comprou 10% da ASML por US$ 2,1 bilhões. Somadas à TSMC, também participante do fundo de P&D, elas terão 23% de participação na companhia holandesa, somando 3,85 bilhões de euros em caixa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.