A Samsung anunciou que vai investir quase 780 milhões na holandesa ASML, desenvolvedora de sistemas de litografia para a indústria de semicondutores. A companhia trabalha com máquinas industriais complexas, críticas para a produção de circuitos integrados ou chips. A cifra total, convertido em dólar, ultrapassa a casa de US$ 1 bilhão – quase o mesmo valor que a fabricante coreana terá de desembolsar após perder a disputa de patentes para a Apple.
O aporte será repassado em duas etapas. A primeira, no valor de 276 milhões de euros, será destinada ao programa de pesquisa e desenvolvimento (P&D) da próxima tecnologia de litografia e aplicada num período de cinco anos. Além disso, outros 503 milhões de euros serão utilizados para a compra de 3% da participação da empresa, sob as mesmas condições gerais e termos dos acionistas atuais.
O aporte da Samsung completa o número total de parceiros para o programa e, de acordo com a ASML, não haverá a entrada de nenhuma outra companhia. A fabricante coreana passa a ser investidora ao lado da Intel, que em julho comprou 10% da ASML por US$ 2,1 bilhões. Somadas à TSMC, também participante do fundo de P&D, elas terão 23% de participação na companhia holandesa, somando 3,85 bilhões de euros em caixa.