Scala Data Centers, a plataforma latino-americana de data centers sustentáveis líder no mercado Hyperscale, e a Serena, empresa global e referência em investimentos em energia limpa, anunciam o maior acordo para fornecimento de energia renovável da América Latina. O projeto expandirá o portfólio de energia já totalmente renovável da Scala, fornecendo energia eólica para suprir a demanda de data centers Hyperscale, incluindo cargas mistas de Inteligência Artificial.
A parceria de fornecimento de energia começa a valer a partir de janeiro de 2025, podendo ser antecipada pelas partes. A energia renovável será proveniente dos Complexos Eólicos, Assuruá 4 e Ventos da Bahia 3, ambos localizados na Bahia e com capacidade instalada total de 393 MW.
A Scala terá participação nesses ativos e, com isso, triplicará a quantidade de energia renovável disponível para atender seus clientes por mais de uma década. O acordo reforça toda a expertise do portfólio de soluções limpas e renováveis que a Serena tem desenvolvido para atender seus parceiros.
"O acordo com a Scala Data Centers reforça como a Serena está preparada para oferecer energia e infraestrutura para computação de alto desempenho e inteligência artificial, seja no Brasil ou nos EUA. Somos o parceiro ideal para as empresas de tecnologia aumentarem exponencialmente seu suprimento de energia sustentável", destaca Fabiana Pasquot Polido, Diretora de Operações Estruturadas das Américas.
Este é um marco significativo na jornada da Scala no fortalecimento da infraestrutura de data centers na América Latina com o menor impacto ambiental possível. "Somos pioneiros na região como o primeiro operador de data centers latino-americano a consumir 100% de energia renovável. Em um contexto em que a disponibilidade de energia é um desafio em vários países do mundo, especialmente com o aumento da demanda por conta do processamento de cargas de Inteligência Artificial, a parceria com a Serena reforça nosso compromisso inabalável com a sustentabilidade e o respeito ao meio ambiente. Tudo isso enquanto mantemos nossa operação com neutralidade de carbono", declara Luciano Fialho, Vice-presidente Sênior de Desenvolvimento Corporativo da Scala Data Centers.
"Esta parceria com a Serena amplia a capacidade da Scala de prover aos clientes o suprimento de energia limpa, competitiva e de longo prazo", comenta Fabio Yanaguita, Diretor de Energia da Scala Data Centers.
A operação está sujeita ao cumprimento de condições precedentes usuais para esse tipo de transação.