Segundo levantamento inédito do Centro de Integração Empresa Escola – CIEE, maior ONG de inclusão social e empregabilidade jovem da América Latina, seis em cada 10 gestores de RH não acreditam que a Inteligência Artificial vai substituir a figura do estagiário dentro do ambiente corporativo. De acordo com mais da metade dos respondentes, há espaço para a tecnologia e para os profissionais que estão dando os seus primeiros passos no ambiente corporativo.
Para entender como seria o mundo em que a IA substituiu o estagiário, o CIEE vai convidar os visitantes do CONARH 2024 para uma experiência lúdica, em uma realidade paralela sem estagiários. Em um ambiente com papéis revirados e documentos desorganizados, os participantes terão 10 minutos para encontrar as pistas e sair do espaço.
Para Mônica Vargas, superintendente Nacional de Operações e Atendimento do CIEE, o experimento é uma maneira de mostrar a importância do estagiário. "Nós defendemos o estágio como a porta de entrada para o mundo do trabalho, pois o estudante tem a oportunidade de vivenciar a sua profissão na prática, e, um estagiário bem treinado é o líder de amanhã dessa organização", conta.
Já na outra ponta da pesquisa, ou seja, aqueles que acreditam na substituição do estagiário pela IA, ao menos 53,7% dos respondentes afirmam que as tarefas menos complexas estão sendo automatizadas. A pesquisa ouviu 202 gestores de RH, entre os dias 12 e 20 de agosto de 2024. O questionário foi realizado em todas as regiões do País.