O governo federal liberou mais R$ 4,24 milhões que faltavam para terminar a instalação da segunda fase do projeto Casa Brasil. Essa fase soma mais 90 unidades ao projeto, que reúne telecentro comunitário, sala de leitura, auditório, além de espaços disponíveis para prestação de serviços públicos, entre outros.
Os recursos serão usados para aquisição de equipamentos de informática e mobiliários para a parte administrativa das unidades, os telecentros e as salas de leitura. Ao todo o programa, cujo objetivo é acesso livre e gratuito às tecnologias de informação e comunicação, recebeu recursos na ordem de R$ 150 mil por unidade entre a aquisição dos equipamentos, o pagamento de bolsas a instrutores e os custos de instalação física e custeio do projeto.
Segundo o presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), Renato Martini, essas unidades se somarão às 40 inauguradas em junho, fruto de uma parceria com a Petrobras. As 130 unidades iniciais do Casa Brasil servirão de piloto para a análise do impacto do projeto nas áreas de exclusão digital. A previsão é que cada Casa atenda mensalmente a mais de 4 mil pessoas em áreas de baixo índice de desenvolvimento humano (IDH), oferecendo oportunidade de inclusão na sociedade em rede a mais de meio milhão de pessoas carentes.
A expectativa é de que a segunda etapa de inaugurações ocorra entre a última semana de novembro e a primeira de dezembro. As Casas Brasil estão espalhadas por todo o país, desde em áreas metropolitanas, como Salvador, até municípios menores, como Cruzeiro do Sul no Acre.
O projeto Casa Brasil é um espaço modular planejado para reunir em etapas ou simultaneamente telecentro comunitário, sala de leitura, auditório, além de espaços disponíveis para prestação de serviços públicos, entre outros. O objetivo é ser um ponto de convergência de ações nas áreas de inclusão digital, inclusão social, capacitação para o mercado de trabalho formal, desenvolvimento da cidadania e desenvolvimento sustentável e economia solidária, prioritariamente em localidades com alto índice de exclusão.
Um dos módulos mais importantes do Casa Brasil é o telecentro, local em que cerca de 20 computadores estão interligados em rede e conectados à internet. Esse espaço conta com a orientação de monitores capacitados que dão o suporte necessário para que a comunidade possa usar livremente as tecnologias informação e comunicação. Assim, é possível a realização de cursos e o acesso a diferentes serviços eletrônicos.