A Intel e a DirecTV anunciaram nesta terça, 26/9, nos Estados Unidos, os detalhes sobre o novo set-top box com adaptador de mídia digital integrado (DMA), certificado para funcionar com a tecnologia Intel.
Por meio do DMA integrado, será possível aos assinantes da DirecTV passarem seus conteúdos do PC para a TV (fotos, músicas etc), com base na tecnologia Intel ViiV.
A parceria tinha sido anunciada no começo do ano na Eletronics Consumer Show, em Las Vegas. Também, agora foi detalhado o novo DirecTV Plus HD DVR, que está em fase final de testes e certificação para a tecnologia Intel ViiV.
O novo DVR tem capacidade para armazenar 200 horas de conteúdo de definição padrão, ou 50 horas de programação MPEG-4 de alta definição.
"Com o simples download de um programa, os consumidores do DirecTV Plus HD DVR em todo o país poderão aproveitar suas fotos favoritas e álbuns de músicas na TV, e que antes ficavam restritos aos PCs", disse Kevin Corbett, vice-presidente do Grupo para Digital Home da Intel e gerente geral do Grupo de Serviços de Conteúdo da companhia.
Rômulo Pontual, CTO da DirecTV, disse que a nova tecnologia oferece o poder, a funcionalidade e a simplicidade para que "os clientes possam desfrutar de seus conteúdos digitais preferidos na sala de estar".
No comunicado oficial, ambas as companhias dizem esperar que essa capacidade acelere a adoção dos lares digitais conectados, fornecendo opções de caixas adaptadoras interoperáveis com PCs.
Nos Estados Unidos, a DirecTV espera em breve poder oferecer 150 canais em alta definição.
Vale lembrar que com a fusão entre DirecTV e Sky, as tecnologias adotadas nos EUA tendem a ser exportadas para o restante da América Latina, ainda que hoje as plataformas no Brasil e nos EUA sejam incompatíveis.
Será necessário um processo de adaptação técnica. Mas o que acontece nos EUA é, sem dúvida, indicador do que poderá acontecer por aqui em alguns anos.