A Orange Business Services, Cisco, EMC e VMware formaram uma aliança, batizada de Flexible 4 Business, para oferecer serviços de cloud computing. O acordo tem como propósito auxiliar as empresas a migrar para a essa nova plataforma. A Orange fornecerá quatro tipos de nuvem gerenciadas, com cobrança de acordo com a utilização e baseadas nas tecnologias dos quatro parceiros. Inicialmente, o portfólio contará com soluções de infraestrutura como serviço (IaaS, na sigla em inglês), inclusive serviços de backup e nuvem privada, e de software como seriço (SaaS), incluindo segurança e comunicações unificadas.
O serviço de IaaS é baseado no pacote de infraestrutura Vblock, que combina as tecnologias de virtualização, redes, computação, storage, segurança e gerenciamento da Cisco, EMC e VMware, combinadas com um catálogo (computação, armazenamento, sistemas operacionais, middleware) baseado em plataformas hospedadas em data centers da Orange, de terceiros ou do cliente. Já o SaaS traz, entre outras coisas, uma solução para comunicações unificadas hospedadas e gerenciadas a partir dos data centers da Orange. Os serviços estão disponíveis a partir de qualquer tipo de terminal.
Segundo as fornecedoras, com a Flexible 4 Business, as empresas podem ter acesso aos benefícios da TI sob demanda sem se preocupar com a construção da sua própria infraestrutura de nuvem. "O serviço de cloud computing se torna mais maduro com a Flexible 4 Business", afirma Vivek Badrinath, CEO da Orange Business Services.
"Projetadas corretamente, os clientes poderão ter suas nuvens privadas integradas às dos prestadores de serviços o que representa ganhos excelentes em termos de eficiência operacional, qualidade de serviço e agilidade nos negócios para a empresa de TI", afirma Howard Elias, presidente e diretor de operações, informação e infraestrutura e cloud services da EMC.
- IaaS