A prefeitura de Porto Alegre estuda a criação de um aplicativo móvel para a comunicação direta com os cidadãos da cidade. A ideia é permitir que as pessoas alertem os órgãos municipais sobre problemas que encontram nas ruas, como buracos no asfalto, postes sem luz etc. Na prática, o aplicativo fará as vezes do call center central da prefeitura. O projeto se inspira em iniciativa similares em Nova York e no Rio de Janeiro, revela Eberli Riella, gerente de tecnologia e serviços do Procempa, empresa municipal de processamento de dados de Porto Alegre.
A versão carioca, por exemplo, foi batizada com o mesmo número do call center da cidade (1746) e permite que o cidadão avise sobre problemas relacionados a buracos no asfalto, iluminação pública, sinais de trânsito, poda de árvores, dentre outros.
Riella acredita que o aplicativo possa ser lançado em 2012. "Nossa versão enviará respostas aos cidadãos sobre o andamento de sua solicitação", disse o executivo. Riella destaca que o grande desafio para que órgãos públicos desenvolvam aplicações móveis para o cidadão é, de um lado, as necessidades de preservar a segurança e a confidencialidade das bases de dados de informações dos governos. De outro lado, ele aponta a deficiência na cobertura das redes móveis e o custo de acesso à rede de dados pelo cidadão. Ele participou nesta terça-feira, 27, da quarta edição do Forum Mobile+, em São Paulo, evento organizado pela Converge Comunicações.