Buscapé pede providências por vazamento de sentença em ação contra o Google

0

O Buscapé requereu providências junto à 18ª Vara Cível do Fórum Central de São Paulo sobre o vazamento de decisão em primeira instância, parte de processo que move contra o Google Brasil. A sentença, que tramita em segredo de justiça, absolveu o site de buscas em ação judicial, de caráter privado, movido pela E-Commerce Media, controladora dos sites de comparação de preços Buscapé e Bondfaro, no fim do ano passado.

No processo, a empresa pede o ressarcimento por perdas e danos sofridos em função do que ela alega serem "práticas adotadas pela companhia americana no Brasil". O processo passou a correr em sigilo de justiça por solicitação do Google — pedido acatado pelo juiz da 18ª vara.

Apesar disso, no início de setembro uma sentença em primeira instância foi publicada, em inglês e na íntegra, no site americano SearchEngineLand, especializado no tema buscas na internet. Parte da sentença, como é de regra, foi publicada no Diário Oficial da Justiça, mas não a sua totalidade. A decisão também vazou no Brasil, onde chegou a ser publicada por um site de notícias especializado em direito e justiça, mas foi retirada do ar posteriormente. 

O site de comparação de preços alega que, ao consultar as propriedades do documento postado no site, o nome da diretora jurídica do Google Brasil aparece como autora do arquivo, o que, segundo o Buscapé, é um indício de que teria desrespeitado o sigilo determinado pela Justiça brasileira. O Buscapé ressalta, ainda, que a íntegra da decisão — em primeira instância e da qual está recorrendo junto ao Tribunal de Justiça de São Paulo —, bem como todo o processo em curso, continuam sob sigilo de Justiça e que, por isso, não se manifestará diretamente sobre o seu conteúdo.

“O Buscapé lamenta o desrespeito do Google à legislação brasileira e às determinações da Justiça e que uma decisão em primeira instância tenha sido divulgada como definitiva ou confundida com uma outra representação, esta relativa ao mercado e de cunho concorrencial, que tramita no Cade [Conselho Administrativo de Defesa Econômica]”, disse o Buscapé, em comunicado à imprensa.

Procurado pela reportagem de TI INSIDE Online para prestar informações sobre a denúncia, o Google Brasil não havia retornado a ligação, por meio de sua assessoria de imprensa, até o encerramento desta edição, às 21h15.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.