A Universidade de São Paulo (USP) apresentou esta semana os canais de TV "Arte e Cultura", "Saúde", "Ciência" e "Tecnologia", além do "TV USP", todos com transmissão exclusivamente pela internet. Trata-se da segunda fase do projeto experimental de IPTV (sigla para Internet Protocol Television) da instituição.
A primeira fase teve início em 2007, consistindo da transmissão de eventos que ocorriam na USP e um acervo de vídeos feitos sob demanda.
Agora, a IPTV USP acrescenta os novos canais com programação 24 horas por dia e conteúdos gerados a cada 6 ou 8 horas, dependendo do canal. Aulas poderão ser transmitidas durante a programação diária. A plataforma suporta até 100 mil acessos simultâneos e todos os vídeos estarão disponíveis para download.
"Não conheço outras iniciativas tão ousadas em outras universidades como esta da USP. Nos Estados Unidos isso existe, mas são canais mais voltados para o público universitário, que mora nas faculdades. Nosso projeto é mais voltado para a sociedade, para divulgar conhecimento e melhorar a cultura científica do país", diz Gil da Costa Marques, coordenador da IPTV.
Ele explica que o conteúdo é aberto, gratuito e irrestrito, exceto alguns vídeos voltados a disciplinas específicas. O acervo reúne mais de 7 mil vídeos e conta com uma integração ao portal e-Aulas, que coloca videoaulas à disposição do público.
Conheça os cinco canais:
Canal "Saúde" – é gerenciado pela Faculdade de Medicina da USP. Conterá programas como "Conheça o SUS", "Saúde e Mistérios" e "Dia a Dia com a Saúde".
Canal "Arte e Cultura" – é gerido pela Escola de Comunicação e Artes (ECA). Focado em artes cênicas, artes visuais, audiovisual, informação cultural e memória, jornalismo e música, entre outros temas.
Canal "Tecnologia" – conta com forte contribuição da Escola Politécnica e grade com programas como "História da tecnologia" e "Princípio de funcionamento de equipamentos".
Canal "Ciências" – um dos mais abrangentes. Terá duas horas de aulas (do Portal e-Aulas) diárias, além da produção que inclui "História da ciência", "Biografias" e "Esclarecimentos sobre desenvolvimentos científicos recentes".
TV USP – existe desde 1997. Continuará com a produção de reportagens e programas como "Caminhos", sobre turismo alternativo, e "Quarto Mundo", produzido por alunos do ensino médio em parceria com alunos da ECA.
(Com informações da Agência Fapesp)