A Petrobras conseguiu reduzir em 63% o consumo de energia elétrica (redução de 2,6 milhões KWh ao mês) de sua áreas de tecnologia da informação e telecomunicações, após adotar, no ano passado, um novo sistema de gerenciamento de energia. Com a medida, a companhia economizou R$ 15 milhões em um ano.
A criação de novos critérios de eficiência para a compra de equipamentos, a troca por máquinas mais modernas e a instalação de sensores que otimizam a refrigeração também contribuíram para a redução das despesas. O projeto foi desenvolvido pela área de TI e telecom da empresa e implantado no novo Centro Integrado de Processamento de Dados da Petrobras (CIPD), em 2011, na Ilha do Fundão, no Rio de Janeiro. O centro engloba as áreas operacionais e abriga computadores de processamento e armazenamento de dados.
A compra de novos servidores e equipamentos de armazenamento de dados feita por meio da criação de um conceito "verde" resultou em redução mensal de mais de 240 mil KWh/mês, com critérios como baixo consumo de energia, dissipação de calor e redução do espaço físico. Além disso, permitiu a redução em R$ 26 milhões dos custos de operação dessas máquinas ao longo de quatro anos.
Outra medida adotada foi intensificar o uso da técnica de virtualização dos servidores, o que significa que vários deles compartilham uma mesma máquina. A técnica trouxe redução total de 678 mil KWh/mês, representando uma economia de 85% no consumo de energia elétrica deste tipo de equipamento.