TJSP utiliza recursos do Microsoft 365 para promover acessibilidade na capacitação de colaboradores

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O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) adotou o Microsoft 365 como plataforma para integração de seus funcionários em um mesmo ambiente de trabalho, seguro e eficiente. Como parte da implementação da ferramenta, foi realizada uma série de oficinas de capacitação para os colaboradores e, aproveitando os recursos acessíveis da plataforma, também foram realizados workshops de inclusão para todo o tribunal, com recomendações de como produzir de forma inclusiva e apresentação dos recursos aos servidores com deficiência e do time técnico de suporte.

Após perceber que a metodologia de treinamento das oficinas adotada anteriormente não era inclusiva, o órgão, que conta com 40 mil servidores e 2.500 juízes distribuídos pelos municípios do Estado, buscou o apoio da FunctionOne, empresa parceira da Microsoft, para o desenvolvimento do programa de adoção de acessibilidade.

O projeto foi criado com a colaboração de servidores com diferentes tipos de deficiência, visando a, também, informar os demais colaboradores sobre como tornar o ambiente de trabalho mais inclusivo. "O TJSP já tinha iniciativas voltadas para a acessibilidade, mas as ferramentas do Microsoft 365 contribuíram ainda mais para isso. Temos o feedback de que as soluções estão trazendo bons resultados para os servidores com deficiência e iremos continuar buscando recursos que tragam ainda mais inclusão e satisfação", avalia Edivaldo Sartor, secretário de TI do TJSP.

"Já tínhamos familiaridade com as ferramentas de produtividade e isso tornou a adaptação e o acesso aos serviços muito mais fácil. Dessa forma, o processo se deu de forma natural, permitindo a inclusão de todos os nossos funcionários", complementa Fernando Tasso, juiz assessor da Presidência do TJSP.

Nas oficinas, ministradas por meio do Microsoft Teams, foram apresentados os recursos de acessibilidade do Microsoft 365, como a legenda ativada por meio da fala, o ditado, as teclas de atalho e o verificador de acessibilidade, entre outros. Além disso, foi implementado um chatbot no Service Center, para auxiliar o dia a dia de funcionários da área de TI com deficiência, facilitando a resolução dos chamados.

Para Fabiano Batista de Lima, escrevente técnico judiciário do TJSP, o chatbot trouxe uma facilidade muito grande para o desempenho da sua função. Antes da solução, a forma de navegação no Service Center, sistema de suporte do órgão, era feita por meio das teclas tabs e setas e, para consultar os chamados que recebia, era necessário pressionar as teclas de 100 a 150 vezes. Com o chatbot, ele consegue consultar o conteúdo, status e outras informações do chamado em menos de 1 minuto, além de poder acessar a plataforma via Teams tanto no computador, quanto pelo celular.

O servidor, que tem deficiência visual, se mostra muito satisfeito com a solução: "É realmente gratificante saber que o TJSP teve esse cuidado para tornar as ferramentas mais acessíveis e viu a importância de tornar o nosso trabalho mais fácil e produtivo. O que mais gostei é que não é uma solução apenas para mim. Qualquer funcionário pode utilizá-la da mesma forma que eu", afirma.

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