Por que o Real-Time Analytics é importante?

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A essa altura, muitas empresas percebem o valor dos dados e como eles podem ser seu ativo mais valioso. E é fácil entender isso quando vemos que os dados dão às empresas a capacidade de tornar seus processos de negócios mais eficientes, sua equipe mais produtiva e permitir que atendam melhor os clientes.

O problema é que, hoje em dia, as empresas estão gerando dados mais rápido do que nunca. Portanto, um insight que tem valor hoje pode não ter valor amanhã. Como resultado, e para obter valor de seus dados, as empresas precisam processar e analisar grandes quantidades de dados quase em tempo real. 

Obter insights e tomar ações instantaneamente, após ou até mesmo durante uma interação com um cliente ou integração de um processo – tudo isso baseado em IA e machine learning -, essa é a proposta do Real-Time Analytics, permitindo que diversos processos sejam revisados e melhorados na velocidade que cada negócio precisa.

Mas o que é o Real-Time Analytics, como ele funciona e por que sua organização precisa dele? Vamos dar uma olhada nessas questões com mais detalhes. 

O que é Real-Time Analytics?

Também conhecido como RTA, em sua essência, o processamento e análise de dados em tempo real é a capacidade de as empresas verem, analisarem e obterem insights de seus dados assim que eles são coletados. Em termos simples, diz respeito ao processamento de um volume de dados assim que o mesmo é produzido, para retornar insights em tempo hábil para uma possível tomada de decisão ou para que sistemas analíticos possam disparar ações e processos de forma autônoma (RPA).

Assim, em comparação com o processamento em lote tradicional, o RTA oferece às empresas benefícios tangíveis que incluem velocidade. Com o processamento em lote, grandes quantidades de dados são processadas em horários programados por meio de um único processo. Isso significa que os dados levam tempo para serem processados e informações valiosas e sensíveis podem ser perdidas. Além disso, pode ocorrer uma desatualização das informações, o que pode gerar um impacto significativo nos processos de negócios.

Por outro lado, o Real-Time Analytics permite que as empresas obtenham insights sobre seus dados imediatamente quando são ingeridos, protegendo recursos. Como o Real-Time Analytics permite que as empresas espalhem o processamento de dados ao longo do tempo, ele normalmente precisa de menos recursos em comparação ao processamento em lote, no qual grandes quantidades de dados são processadas de uma só vez.

Por que é importante nos negócios digitais modernos? 

O negócio digital é um modelo onde resolvemos tudo de forma fácil, dinâmica, a qualquer momento e muitas vezes de forma instantânea, sem problemas com disponibilidade ou horários. Isso traz uma relação mais próxima e aberta para os consumidores.

Em um mercado tão competitivo, é quase impossível continuar trabalhando sem aderir a esse cenário.

Agora que já vimos o que é Real-Time Analytics e sua importância, vejamos alguns benefícios que as empresas podem aproveitar ao implementá-los. 

Impulsiona uma melhor tomada de decisão

Um dos principais benefícios da análise em tempo real é que ela permite que as empresas tomem decisões melhores com mais rapidez. Isso ocorre simplesmente porque eles podem obter informações precisas e valiosas de seus dados quase em tempo real. Com base nesses dados, essas empresas podem introduzir novas estratégias, processos de negócios e ideias para melhorar suas operações. Além disso, ter acesso a insights em tempo real permite que as empresas capitalizem oportunidades no mercado que não conseguiriam de outra forma. 

Em última análise, ter acesso a esses insights em tempo real constitui a base de decisões de negócios sólidas, que afetam não apenas a receita de uma empresa, mas também seu sucesso.

Capacidade de identificar e corrigir problemas mais rapidamente

Em um mercado competitivo, é vital que as empresas sejam tão eficientes e produtivas quanto possível. Isso, por sua vez, depende de as empresas terem processos e fluxos de trabalho de operações e negócios simplificados.

Com o processamento de dados e eventos em tempo real, as empresas obtêm insights quase instantaneamente. Como resultado, são capazes de identificar problemas em seus processos de negócios e fluxos de trabalho com muito mais rapidez do que antes. E como são capazes de identificar esses problemas mais rapidamente, conseguem corrigi-los com mais agilidade, antes que eles causem uma falha completa nas operações.

O Real-Time Analytics pode identificar crises ou problemas com a análise de canais de atendimento, como mídias sociais e central de atendimento. Pode efetuar predições em relação ao estoque de produtos, problemas logísticos ou transacionais, indisponibilidade de serviços, entre outros. A partir daí, podemos notificar as áreas responsáveis de forma proativa.

Isso garante que as empresas protejam a própria reputação e mantenham sua capacidade de geração de receita.

Vantagem competitiva

Por meio de processamento e análise de dados em tempo real, as empresas podem entender como se comportam no mercado, o que funciona e o que não funciona, e acompanhar as tendências do setor. Assim, por exemplo, as empresas podem ver quando seus concorrentes mudam negócios, preços ou estratégias de marketing e reagem mais rápido do que antes. Isso lhes dá a agilidade e a flexibilidade que precisam para se adaptar rapidamente às mudanças e se destacar da multidão.

Por sua vez, a capacidade de responder melhor à concorrência e capitalizar as tendências dá a eles a vantagem competitiva para o sucesso contínuo.

Atenda melhor aos clientes 

Quando as empresas têm acesso a insights em tempo real, podem monitorar o comportamento de seus clientes, o que lhes dá uma melhor compreensão de quem são eles e como atendê-los melhor.

Por meio de processamento e análise de dados em tempo real, as empresas podem acompanhar as tendências dos consumidores e outros aspectos que influenciam os gastos dos clientes. Com base nessas informações, conseguem implementar as estratégias necessárias, alinhadas com o comportamento dos clientes. Como resultado, podem comercializar melhor e vender mais, o que aumenta a receita.

Por exemplo, podemos melhorar a experiência do cliente em e-commerces ou marketplaces ao conferir descontos, analisar estoque em tempo real, sugerir produtos ou até mesmo notificar a equipe de atendimento para recuperar clientes com carrinhos de compra abandonados.

Mas os insights em tempo real vão além da aquisição de clientes, também são capazes de melhorar significativamente o atendimento ao cliente. Assim, com insights em tempo real, as empresas podem ver se seus clientes têm algum problema com seus produtos ou serviços. Eles são capazes de responder mais rapidamente e manter seus clientes satisfeitos.

O RTA permite uma abordagem personalizada com foco no cliente, melhorando os resultados a partir da análise da jornada do cliente em real time. Isso auxilia o aprendizado com as interações mais relevantes a partir do contexto dos objetivos de cada cliente e da experiência geral.

Dessa forma, cada momento é altamente personalizado. Afinal, as interações atuais estão baseadas nas informações da experiência anterior.

Por exemplo, fornecer ao atendente orientação com base no perfil e comportamento de cada cliente, identificar clientes insatisfeitos ou propensos ao cancelamento e tomar medidas proativas, identificar oportunidades de retenção ou upsell com sugestões dinâmicas são alguns dos caminhos facilitados.

Eficiência de custos

O Real-Time Analytics pode consumir menos recursos do que o processamento em lote. Embora isso, por si só, gere economia de custos, também existem outras vantagens relacionadas à eficiência de gastos.

As empresas podem melhorar seus processos de negócios, tornar sua equipe mais produtiva, comercializar melhor e vender mais. Isso, em última análise, significa que a empresa em geral é mais eficiente. Como resultado, é capaz de gerar mais receita a um custo menor.

Para qualquer empresa que queira ser mais eficiente, reduzir custos, entender melhor seus clientes e gerar mais receita, o processamento e a análise de dados em tempo real são a resposta. E aproveitar os benefícios não precisa ser complicado. Na verdade, chegou o momento das empresas, de todos os tamanhos, colherem as vantagens do processamento de dados em tempo real sem ter que lidar com a complexidade inerente. 

Wendell Maranhão, consultor da Mex Consulting.

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