Com mais de 280 clientes ativos em 25 países, a atuação da Topaz avança com a aplicação de sua solução, gerando a maior rede de combate à fraude, onde analisam mais de 2,8 bilhões de transações mensais, ao receber dados de mais de 200 milhões de dispositivos móveis, sempre com foco em segurança, análise de dados para a otimização do diagnóstico de fraudes e agilidade nas respostas.
Em constante evolução desde os anos 2000, a solução acompanha as transformações do setor bancário, uma vez que traz a inovação em seu DNA, tendo apostado em uma tecnologia emergente. Trata-se de uma ferramenta adotada por instituições financeiras devido ao avanço e aplicação dos serviços bancários por intermédio do Internet Banking
Em 2011, com a nova onda de inovação, deu-se início o surgimento do Mobile Banking, mesma época em que a solução começou a ser migrada para a nuvem, pois a empresa apoia e adota novas tecnologias para seguir entregando valor ao mercado e aos seus clientes.
Segundo o head de desenvolvimento de negócios de software da Topaz, Luiz Maurício Camargo, quando os bancos começaram a investir em tecnologia mobile, a companhia passou a pesquisar tecnologias e serviços que pudessem suportar esse tipo de solução. "Optamos pela estrutura da AWS, com quem temos colaboração de longa data, que tem uma proposta que reúne tudo o que precisávamos: base de dados centralizada, desempenho otimizado e possibilidade de armazenar diferentes tipos de dados, independente da origem", lembra o executivo.
Além disso, os serviços da AWS permitem, por exemplo, criar regras de utilização ou acessar e manipular os dados de forma rápida. Também foram fundamentais para a escolha a garantia da integridade de dados e a credibilidade da AWS no setor financeiro.
"O uso da nuvem AWS permitiu uma mudança de abordagem da solução, deixando um modelo que marcava a máquina do usuário e, adotando um novo modelo, em que a jornada do cliente é acompanhada em qualquer transação realizada por ele dentro de canais digitais", relata Camargo. A migração para a nuvem ocorreu em 2015, com a companhia ainda mantendo os dois modelos em paralelo. "Enquanto isso, seguíamos trabalhando em conjunto com a AWS na criação de nossa infraestrutura, refazendo nossos endpoints e enviando informações parta nossos clientes e para a nuvem", reforça Camargo.
Naquele momento, a solução atendia cerca de uma dezena de clientes, mas já contava com grandes bancos. Com a nova oferta, agora no modelo de software como serviço (SaaS), sua utilização ganha escala. Em 2022, acompanhando o avanço do mercado, e sempre levando inovação aos nossos clientes, a solução quadruplicou o número de clientes atendidos e chega a analisar 3 mil eventos por segundo.
Atualmente, a solução conta uma infraestrutura que tem como pilar o Elastic Load Balancing (ELB), que recebe as informações obtidas de dispositivos onde a Topaz tem endpoints ou das instituições, que utilizam APIs para obter análises de risco.