A IBM anunciou um programa para ajudar empresas startups em mercados emergentes como Brasil, China, Índia e Rússia a desenvolver produtos baseados em tecnologias-padrão. Para isso, a empresa criou um conselho consultivo de venture capital, com o qual vai trabalhar em conjunto, para acelerar o desenvolvimento tecnológico desses países, bem como de outros mercados emergentes.
Como parte da iniciativa, a IBM planeja realizar mais de 40 workshops online através do seu Centro de Inovação Virtual para auxiliar desenvolvedores e fornecedores de software independentes a colocar seus aplicativos no mercado de maneira rápida e barata.
Os workshops serão estruturados em "salas de ensino" por técnicos dos Centros de Inovação da IBM. Os estudantes poderão usar o telefone tradicional ou a telefonia IP para discar para uma aula. A empresa fará a customização da configuração do ambiente remoto para os estudantes, que poderão acompanhar a aula e participar do laboratório de ensino virtual.
O conselho consultivo pretende realizar encontros regulares durante todo o ano para estudar as oportunidades para o programa de parceiros startups da IBM. O conselho irá convidar empresas de venture capital para se juntar à base de expertise em tecnologias e mercados, de modo a promover uma sinergia de investimento estratégico.