A Simpress, distribuidora oficial da Ricoh no Brasil, fechou o primeiro semestre de 2006 com faturamento de R$ 94 milhões, com crescimento de 16% em relação ao mesmo período de 2005. O outsourcing de impressão contribuiu com 45% do faturamento. Os 55% restantes são provenientes da vendas de equipamentos para as 110 revendas da companhia.
Vittorio Danesi, diretor superintendente da Simpress, explica que hoje as revendas têm uma receita composta de 80% de serviços e 20% de vendas. ?Se levarmos este fato em consideração, chegamos a um índice próximo de 90% da receita provenientes de serviços.?
O executivo aponta o amadurecimento do mercado corporativo em relação ao outsourcing de impressão como um dos principais fatores de crescimento da companhia. Ele explica que cada vez mais o mercado enxerga o outsourcing não somente como um fator de redução de custos, mas sim como um modelo de gestão que garante o foco dos seus recursos humanos naquilo que realmente agrega valor ao negócio.
A Simpress investiu R$ 1 milhão em um novo centro de distribuição, dentre equipamentos, infra-estrutura e verticalização. ?Esse investimento nos coloca em um novo patamar de competitividade, uma vez que poderemos praticar SLAs mais agressivos, em função da agilidade que passamos a obter na distribuição?, afirma Danesi.
A empresa também investiu R$ 1 milhão na remodelação do sistema interno de gestão. A Simpress investiu também em 2006 no desenvolvimento de programas de treinamento a distância que além de reduzir custos para a revenda acelerou o processo de capacitação do canal.
O desenvolvimento da suíte de gestão, que deve entrar em testes este mês e permitirá ao cliente o acompanhamento via web de todos os aspectos da operação de outsourcing e a certificação de canais, que amplia o número de revendas com alta capacitação para a oferta de outsourcing. Juntos, estes três programas receberem investimentos da ordem de R$ 600 mil.