No terceiro trimestre de 2009, a Claro conquistou 1,792 milhão de novos clientes, chegando a 42,278 milhões de assinantes. O número de clientes avançou em 4,4% no trimestre e 18,5%, comparando com o mesmo período do ano anterior. A operadora ocupa a segunda colocação no ranking de clientes com 25,45% de participação.
O Arpu (receita média por usuário) caiu 10,1% na comparação anual, indo para 23 minutos. O MOU (média de minutos por usuário) caiu 15,2% na mesma comparação. João Cox, presidente da operadora, explica que isoladamente o Arpu do pós-pago cresce, de forma que a queda no Arpu do pré-pago é que puxa o indicador total para baixo. Já o Arpu do pré-pago caiu por causa de uma promoção lançada pela operadora em que o cliente ganha 30 minutos (em chamadas intrarrede ou para telefones fixos no mesmo código de área) a cada 1 minuto de chamada tarifada.
A receita líquida total da operadora foi de R$ 3,1 bilhões, o que representa um avanço de 4,6% em comparação com o terceiro trimestre do ano passado. A receita líquida de serviços cresceu 8,7% em relação ao mesmo período do ano anterior, impulsionada pela receita de serviços de valor agregado, que teve um crescimento de 66,1% ano a ano.
No acumulado do ano, a receita líquida total atingiu R$ 8,8 bilhões, com crescimento de 4,6% no período. O EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) chegou a R$ 2,1 bilhões. O EBITDA do trimestre foi de R$ 678 milhões e a margem EBITDA ficou em 22,0%, contra 22,8% no terceiro trimestre do ano passado.
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