O Itaú Unibanco mantém seu foco em competições de inovação e abre inscrições para a primeira edição de sua Batalha de Dados disponível ao público externo. O hackathon terá foco em questões sociais e será realizado nos dias 8 e 9 de dezembro no Cubo Itaú, em São Paulo (SP). Serão mais de 30 horas de duração, com a participação de estudantes e profissionais de todo o Brasil. O evento será promovido em conjunto com a Shawee.
O desafio terá temática social, com foco em educação, saúde e segurança, seguindo o mote "Como ajudar a sociedade usando dados e analytics?". Serão selecionados para o desafio entusiastas, que serão divididos em equipes multidisciplinares, com perfis ligados a cientistas e engenheiros de dados, designers data viz e negócios do terceiro setor. O objetivo será criar soluções disruptivas que abordem desafios contemporâneos.
Os interessados podem se inscrever para a competição até o dia 11 de novembro pelo site www.itau.com.br/batalhadedados. As ideias desenvolvidas pelas equipes serão avaliadas por um júri técnico composto por convidados do mercado e do banco, todos com ampla experiência em inovação e dados.
Como prêmio, a equipe vencedora receberá uma viagem para os EUA e entrada para o SXSW, congresso de inovação mundialmente conhecido. Os segundos colocados ganharão um MacBook Air cada integrante e os membros do time na terceira posição ganharão um curso da FIAP voltado ao tema, além de acesso à assistente virtual Alexa, da Amazon.
"Por meio de iniciativas como a Batalha de Dados buscamos alavancar uma cultura data-driven e aprofundá-la em questões sociais por meio de práticas como inovação, tecnologia e transformação digital, algumas de nossas principais premissas. Para isso, buscamos cada vez mais incentivar o desenvolvimento de ideias e soluções que tragam benefícios tecnológicos para a sociedade", afirma Estevão Lazanha, diretor do Itaú Unibanco.