Com 2023 aparecendo rapidamente no horizonte, os líderes de RH estão começando a definir suas prioridades à medida que preveem o que moldará fundamentalmente o trabalho no novo ano. Com uma abordagem centrada nas pessoas que provavelmente será favorecida por muitas organizações, ao mesmo tempo em que procuram atrair e reter os melhores talentos em um mundo de trabalho híbrido, cada vez mais definido que exige mais flexibilidade do que nunca, quais são os próximos passos para os líderes de RH?
Para ajudar as lideranças de RH a gerenciar e conduzir melhor o setor durante esses tempos, o Gartner realizou uma pesquisa anual com mais de 800 líderes de RH e identificou as cinco principais prioridades para o setor em 2023.
Cinco principais prioridades para o RH em 2023
Os líderes de RH devem gerenciar investimentos em pessoas e tecnologia, cultivar uma cultura positiva e experiência do funcionário e transformar o setor para ser mais automatizado e digital – tudo isso enquanto as novas expectativas dos funcionários estão impactando a retenção e a atração. Mas suas respostas à pesquisa revelam que suas principais prioridades são as seguintes:
1 – Eficácia do líder e do gerente
Essa é uma prioridade para 60% dos líderes de RH e 24% dizem que sua abordagem de desenvolvimento de liderança não prepara os líderes para o futuro do trabalho.
À medida que as organizações e a sociedade evoluem, o mesmo acontece com as expectativas sobre o que os líderes são responsáveis, tornando seus papéis cada vez mais complexos. O ambiente de trabalho de hoje exige que eles sejam mais autênticos, empáticos e adaptáveis. Esses três imperativos representam um novo chamado: a liderança humanizada.
Embora os gestores de RH tentem construir compromisso, coragem e confiança nos líderes para ajudá-los a responder ao chamado, eles ainda continuam distante entre si. Para modificar esse cenário é preciso que eles assumam essas frentes para se tornarem eficazes em suas áreas. Para ajudá-los a atender à necessidade de liderança humana e prepará-los para o futuro do trabalho é necessário reconhecer sua humanidade e abordar diretamente essas barreiras emocionais.
2 – Design organizacional e gerenciamento de mudanças
Esta é uma prioridade para 53% dos líderes de RH, e 45% dizem que seus funcionários estão cansados de todas as mudanças.
As transformações digitais, a incerteza econômica e as tensões políticas levaram a muitas disrupções e mudanças. Como tal, o design organizacional e o gerenciamento de transformações continuam sendo uma prioridade para os CHROs, especialmente agora, pois as organizações estão vendo as consequências de muitas modificações e incertezas.
Os funcionários também estão ficando mais resistentes às mudanças – em 2016, a Pesquisa Gartner Workforce Change mostrou que 74% dos funcionários estavam dispostos a mudar comportamentos de trabalho para apoiar mudanças organizacionais, mas esse número caiu para 38% em 2022.
A fadiga da mudança tem ramificações claras. Os líderes de RH devem ajudar os funcionários a navegar pela mudança e mitigar o impacto que elas podem ter em seu trabalho e, mais importante, em seu bem-estar.
3 – Experiência do funcionário
Essa é uma prioridade para 47% dos líderes de RH e 44% acreditam que suas organizações não têm planos de carreira atraentes.
Muitos líderes de RH lutam para identificar os movimentos internos que os funcionários devem fazer para crescer em suas carreiras. Em uma pesquisa recente do Gartner sobre as preferências de carreira dos funcionários, apenas 1 em cada 4 trabalhadores expressou confiança sobre a carreira em sua organização, e três em cada quatro que procuram uma nova função estão interessados em cargos externos.
No entanto, esse caminho é menos claro agora que a experiência de trabalho está mudando. As opções de carreira são menos visíveis com menos tempo nos escritórios; as habilidades atuais estão se tornando obsoletas e os funcionários não estão preparados para funções futuras, e as opções atuais não satisfazem as necessidades dos funcionários à medida que as pessoas repensam o papel do trabalho em suas vidas. Isso apresenta novos imperativos de carreira para os líderes de RH criarem as trajetórias mais adequadas para os funcionários.
4 – Recrutamento
Essa é uma prioridade para 46% dos líderes de RH e 36% dizem que suas estratégias de sourcing são insuficientes para encontrar as habilidades de que precisam.
Cinquenta por cento das organizações ainda esperam que a competição por talentos aumente significativamente nos próximos seis meses, independentemente das condições macroeconômicas mais amplas.
Isso significa que os líderes devem priorizar as estratégias de recrutamento para se alinharem às necessidades atuais de negócios, planejar vários cenários em potencial nesse mercado em constante mudança e tomar decisões com grande confiança usando dados.
5 – Futuro do trabalho
Esta é uma prioridade para 42% dos líderes de RH, e 43% dizem que não têm uma estratégia de trabalho futuro explícita.
O "futuro do trabalho" continua sendo sinônimo de força de trabalho remota e híbrida. Mas, embora essa mudança seja apenas sísmica para muitas organizações, é apenas parte da equação. O seu planejamento – antecipando as necessidades futuras de talentos – está no epicentro de uma estratégia futura e é uma das principais prioridades dos líderes de RH.
Entretanto, o planejamento da força de trabalho de hoje está desconectado da realidade e as estratégias atuais são ineficazes no combate ao cenário disruptivo. Pense: mudança de habilidades, talento escasso, alta rotatividade e uma transformação na dinâmica empregado-empregador.
Em vez de supor que podemos prever necessidades futuras de habilidades, acessar talentos suficientes, preencher lacunas futuras comprando e construindo e ditar quando e onde os funcionários trabalham, precisamos de uma nova abordagem que desbloqueie novas estratégias.
Avançando com as tendências de RH em 2023
As tendências de RH estão em constante evolução e, embora esses itens sejam importantes neste próximo ano, não há dúvida de que eles mudarão com o passar dos meses.
Seja você é um profissional de RH ou o proprietário de uma pequena empresa, é aconselhável manter seus ouvidos atentos e adaptar suas estratégias de negócios conforme necessário quando novas tendências de RH surgirem.
Marcelo Carreira, vice-presidente Go-To-Market América Latina da Access.