Comunicação sobre ESG será cada vez mais necessária para as organizações, aponta estudo

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Comunicar de forma clara e eficaz as práticas de ESG (Ambiental, Social e de Governança) nos negócios será uma necessidade para as corporações em 2024, aponta análise encomendada pela Due, empresa de gestão de negócios e representação comercial, por meio da sua plataforma de conhecimento, a Due Insights.

Segundo Flávio Ferrari, especialista em cenários futuros, professor da ESPM e realizador do estudo, a sociedade espera que as grandes organizações tornem o mundo um lugar melhor para viver. "Além de colocar em prática seus discursos (walk the talk), o grande desafio será explicar a relevância de suas ações para os stakeholders (talk the walk), obtendo seu engajamento e suporte", diz Ferrari que compilou dados do Estudo Pacto Global 2022 da plataforma Stilingue, da Pesquisa Líderes de Negócio (2023) – Data Makers e da Kantar Worldpanel.

A análise revela que 47% dos consumidores acredita que o tema ambiental tem maior relevância, seguido de social para 29% e governança para 24%. Em agosto de 2023, houve 55 mil publicações coletadas sobre o tema. A Amazônia lidera as buscas com 16%, seguida de ESG com 15% e corrupção com 11%. Além disso, 78% dos acessos foram realizados por meio do computador, o que revela uma intenção de dedicar mais tempo à pesquisa.

O estudo também aponta algumas barreiras, que indicam a necessidade de uma comunicação eficaz em que as lideranças – 56% dos líderes pretende participar diretamente de iniciativas de ESG — devem considerar. Entre as dificuldades estão a falta de conhecimento para 49%, pressão por resultados de curto prazo para 48%, 46% acham que faltam profissionais preparados, para 45% o tema não é prioridade e a liderança não está comprometida para 41%.

"É preciso simplificar a comunicação para que a sociedade entenda os reais benefícios da sustentabilidade", diz Fátima Rendeiro, Head of Market Intelligence da Due. "Apesar de estar nas pautas corporativas, é um tema pouco entendido e tem muitas marcas que falam pontualmente e não incluem em suas estratégias de divulgação."

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