O mercado latino-americano gastou US$ 35,5 milhões em 2005 com serviços de segurança, de acordo com pesquisa da Frost & Sullivan, e até 2011 esse mercado vai atingir a soma de US$ 272 milhões. O Brasil responde por algo como 40% de todo o bolo. De acordo com o estudo, a complexidade das redes e o aumento dos ataques virtuais incrementou a necessidade de adoção de ferramentas e recursos técnicos e pessoais, assim como fez com que a oferta de serviços gerenciados de segurança (Managed Security Services – MSS) crescesse de forma expressiva.
A terceirização de serviços de segurança ganha adeptos ainda ao oferecer vantagens como a redução direta nos custos de mão-de-obra e diminuição no investimento em equipamentos para proteção, assim como prescinde de investimentos em treinamento. E, para a Frost, o maior consumidor é o setor financeiro, empurrado pelas necessidades de conformidades decorrentes da Sarbanes-Oxley e da Basiléia II. As aplicações de maior demanda se concentram em firewall, IDS e IPS. Porém nos próximos anos crescerão os serviços mais complexos de autenticação e avaliação de redes.
- Mercado