A MR Consultoria acaba de desenvolver um projeto exclusivo para a área de tecnologia da informação do Hospital Santa Bárbara, o primeiro a ser construído com esse fim. Segundo Ângelo Ferrari, presidente do hospital pertencente a operadora de planos de saúde Blue Life, esse é o primeiro hospital a ser construído prevendo a instalação de um projeto exclusivo para a área de tecnologia da informação. Toda a área de TI do hospital é terceirizada e o investimento chega à cifra de R$ 1,6 mil.
O médico lembra que em um hospital comum, os cuidados com pacientes exige em média seis a sete funcionários para cada leito. Com a gestão automatizada, o Santa Bárbara precisa apenas de três ou quatro. ?A desburocratização dos processos possibilita aos profissionais maior atenção voltada para a saúde e para o bem-estar do paciente. Não há desperdício de tempo nem de recursos?, justifica Ferrari.
O quadro de funcionários da área administrativa do hospital é extremamente enxuto. Apenas oito pessoas que integram equipe. ?Com o número informações e atividades que são realizadas pelo Hospital Santa Bárbara, sem a tecnologia da informação, os custos seriam bem mais onerosos?, avalia. Ângelo Ferrari.
A MR Consultoria, juntamente com a equipe responsável pelo hospital, optou pelo software de gestão hospitalar da MV Sistemas que permitiu otimizar processos e procedimentos e transformar o prontuário médico em ferramenta digital, acessada apenas por códigos de segurança utilizados individualmente pela área médica, enfermagem e administrativo, cada um em sua instância de competência. Isto minimiza os acúmulos de papéis, reduz e até elimina as chances de possíveis erros. ?Segurança é a palavra-chave?, garante o consultor de TI da MRC, Miguel Ruiz. ?Implantamos um sistema que possibilita saber qual funcionário realizou um determinado procedimento no paciente.? ?Para obter o sucesso em uma área tão delicada, como a da saúde, optamos por aquilo que há de melhor no mercado, tanto nos equipamentos como para a gestão da área?, ressalva Ruiz.
No Santa Bárbara a integração dos processos permite que todos os consultórios médicos sejam equipados com computadores. Todos os procedimentos são registrados no prontuário eletrônico, no ato da consulta. Lá ficam anotados os diagnósticos, solicitação de exames, resultados e também o receituário. Segundo Ferrari, ?este último é o único procedimento que para obedecer às leis do Ministério da Saúde, ainda é impresso e entregue ao paciente, mas o registro interno é também automatizado?.
O paciente ainda pode sair do hospital com todos os seus exames salvos em CD ou disquete ou em material impresso. ?Isso é o que a TI nos proporcionou no Santa Bárbara?, comemora Ferrari.