A taiwanesa High Tech Computer (HTC), fabricante de smartphones e PDAs, anunciou oficialmente, nesta terça-feira (27/11), o início das operações da sua subsidiária no Brasil, a qual irá comandar daqui as ações também para América Latina. Para colocar a estratégia em prática, a empresa conta com escritório próprio e fabricação local, por meio de um contrato fechado em outubro com a integradora canadense Celestica, que será a responsável pela montagem de seus smartphones para os mercados brasileiro e latino-americano.
O faturamento mundial da companhia em 2006 foi de US$ 3,2 bilhões. A chegada da HTC ao Brasil promete aquecer ainda mais o mercado de smartphones no país. Segundo o IDC, foram vendidos cerca de 95,7 mil smartphones no Brasil nos primeiros três meses do ano, crescimento de 140% em relação ao mesmo período do ano passado.
"A HTC traz para o consumidor brasileiro opções de aparelhos sofisticados e com alta tecnologia, para todos os perfis de uso e para qualquer tipo de necessidade. Além disso, somos o único fabricante no país a oferecer nove modelos que trabalham com o sistema operacional Windows Mobile", afirma Cesar Keller, diretor executivo da HTC para América Latina. "Faz parte da filosofia da empresa o conceito que chamamos de smart mobility, ou seja, possibilitar ao usuário utilizar a alta tecnologia oferecida em nossos produtos da forma como desejar, quando e onde preferir."
Até dezembro, o consumidor brasileiro terá à disposição nove modelos da HTC com design sofisticado e tecnologia de ponta, segundo Keller. As opções incluem dispositivos com GPS, tela sensível ao toque, Wi-Fi e Bluetooth, câmera digital integrada, aparelho com tecnologia 3G, entre outros itens. Os modelos P3401, S411, S621, P4351 e S711 serão fabricados no parque industrial da Celestica em Campinas, no interior de São Paulo. Já o TyTN II, o P3301 e o Advantage continuarão a ser importados por enquanto.
A produção já está em andamento. "Neste primeiro momento, 100% da produção será focada no mercado nacional. Mas em breve o Brasil será o centro de exportação de aparelhos HTC para América Latina", completa Keller, ao dizer que o investimento inicial no Brasil é de US$ 10 milhões e incluem a infra-estrutura para operação local, abertura do escritório e ações de marketing.
Segundo ele, a comercialização e distribuição local e para a América Latina ficará a cargo da Simm do Brasil, que atuará com equipe própria e dedicada e sob a orientação do escritório da HTC no Brasil. A assistência técnica e pós-venda ficará a cargo do grupo Picolli, que atua no mercado de assistência técnica desde 1958.