IMC implanta ERP da SAP para integrar suas empresas

0

Às voltas com a necessidade de integrar todas as operações e informações de seus restaurantes, cafeterias, docerias e lanchonetes no Brasil, México e Porto Rico, a International Meal Company (IMC), empresa do setor alimentício que atua na América Latina, decidiu implantar, a partir deste mês, a solução de ERP da SAP, a qual será integrada à tecnologia americana Aloha, que atende mais de 65 mil estabelecimentos no mundo. O investimento da empresa no projeto será da ordem de R$ 10 milhões.
A solução foi contratada da Sonda Procwork e a implementação da Plaut. Já o projeto será desenvolvido em parceira com a DBO Engenharia de Sistemas, responsável pelo Aloha na América Latina.
A IMC acredita que o retorno do investimento (ROI) será conquistado em tempo recorde devido à agilidade prevista com o uso da tecnologia. A expectativa é que o sistema ajude também a preparar a companhia para o crescimento.
Como a maior concentração de negócios da IMC está no Brasil, como a doçeria Brunella e a rede de cafés e restaurantes Viena, todas as iniciativas de gestão e expansão partirão daqui e depois serão "exportadas" para os demais países, a começar pelo modelo de gerenciamento das informações da empresa e de suas unidades. O template da solução integrada, que está em desenvolvimento e começará a funcionar em janeiro de 2009, será fornecido para todas as demais operações da IMC.
"Este é um projeto extremamente estratégico para a IMC, por se tratar de uma iniciativa com extensão global e um modelo completamente diferenciado do padrão, pois será o Brasil o exportador do roll-out da solução, o que normalmente acontece de forma inversa", comentou Arsênio Santos Neto, diretor de projetos especiais da IMC.
Segundo o executivo, que responde também pela área de TI, os estabelecimentos da IMC tinham diferentes modelos de gestão, principalmente por conta do histórico de administração familiar que esse mercado tem no Brasil. A partir do investimento no ERP, a meta é automatizar todos os processos de gestão diretamente no SAP, que receberá informações das rotinas das unidades, controladas pelo Aloha. "Tudo integrado para podermos crescer de forma acelerada", explicou Santos Neto.
Para alcançar esse objetivo, a IM vai contar com um grande aliado, que será a implantação do modelo standard do SAP, executado com o mínimo de customização justamente para que cada novo negócio seja ativado facilmente. "O Viena, por exemplo, abria duas casas por ano antes de adquirirmos sua operação. Nossa meta agora passa a ser 20 unidades no mesmo período. Por isso precisamos de um processo de TI 'plug and play' para que tenhamos condições de sustentar tal velocidade de crescimento", finalizou Santos Neto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.