Embora continue líder pelo décimo trimestre seguido, a Apple perdeu participação na quantidade de tablets embarcados no terceiro trimestre de 2012, caindo 14 pontos percentuais no período, segundo levantamento da ABI Research divulgado nesta terça-feira, 27. Isso acontece porque o mercado de tablets com o sistema Android tem apresentado um crescimento cada vez maior no mundo, ainda segundo a empresa de pesquisa.
Atualmente, o iPad ainda é responsável por 55% dos envios de unidades. Embora seja uma liderança isolada, a Apple decidiu não arriscar e lançou o iPad mini com um custo menor para brigar com os tablets Android de 7 polegadas, embora a ABI afirme que a companhia de Cupertino "falhou" por não entregar um aparelho que trouxesse inovação, preço competitivo e disponibilidade imediata durante o período de vendas mais crítico do ano nos Estados Unidos (o do feriado de Ação de Graças, em novembro).
Sem divulgar números exatos, a firma diz que Samsung, Amazon e ASUS são as demais empresas com maior participação neste mercado entre as fabricantes. Em relação a sistema operacional, porém, o Android vem chegando cada vez mais próximo: 44% de participação em envio de tablets. A ABI espera que a participação do Google cresça, já que o sistema da empresa é o escolhido pela maioria dos fabricantes dos aparelhos.
A consultoria destaca ainda a chegada de mais dispositivos Android, que estão ficando melhores e alcançando mais mercados. Desenvolvimento de aplicativos e conteúdo para a plataforma também estão melhorando, analisa a ABI.
Análise
Tal como aconteceu no segmento de smartphones, o Android também será o sistema operacional líder em tablets. É apenas uma questão de tempo. A plataforma da Google só não ganhou mais espaço até agora em tablets porque seu catálogo de aplicativos ainda está alguns degraus atrás daquele oferecido para o iPad. Mas isso está mudando rapidamente.