O Banco do Brasil inova mais uma vez e lança para seus clientes a solução de recarga de cartões de transporte via WhatsApp. O primeiro convênio para disponibilização do serviço acaba de ser firmado no município de São Paulo com a SPTrans – consórcio de empresas de transporte coletivo que atende cerca de seis milhões de passageiros/dia.
A recarga do Bilhete Único dentro dos canais BB foi lançada no final de 2016 e o uso do WhatsApp representa uma evolução do serviço. Em outubro, o total de créditos transferidos para o cartão da SPTrans dentro dos canais BB chegou a R$ 3,9 milhões – incremento de 45% sobre o montante verificado em janeiro de 2018.
A expectativa é de que, com a disponibilização da solução no WhatsApp, a quantidade de recargas aumente em, pelo menos, 20%.
A solução utiliza inteligência artificial para estabelecer a interação com o usuário. Para utilizar o canal, o cliente deve adicionar em seus contatos o número do Banco do Brasil, cadastrar o celular para movimentações financeiras e solicitar a recarga por meio de palavras-chave como 'Recarga', 'Bilhete Único" ou 'Bilhete Único SPTrans'. A interação acontecerá por meio de um assistente cognitivo, com utilização de inteligência artificial.
Serviços via WhatsApp
Além da recarga do Bilhete Único, os clientes do Banco do Brasil podem realizar outros 11 serviços financeiros pelo WhatsApp: transferências, recarga de celular, liberação de cartão, saldo de conta corrente, extrato de conta corrente, extrato de poupança, saldo de poupança, extrato de fundos de investimento, rastreio de cartão, fatura de cartão e consulta código IBAN (sigla de International Bank Account Number).