Com a marca de ser a terceira maior subsidiaria do grupo, a Diebold Nixdorf Brasil comemora a liderança no mercado de equipamentos, software e serviços bancários, com 51% no market share de caixas eletrônicos do setor. Segundo Elias Rogério da Silva, CEO da Diebold Nixdorf Brasil, "estamos muito animados com os resultados e o crescimento dos negócios no Brasil, uma vez que a operação local responde por cerca de 5% do faturamento global".
Comparativamente com outras companhias de tecnologia, a região latino-americana costuma responder por 3% dos faturamentos globais no setor de TI. "No caso da Diebold Nixdorf, só o Brasil já supera essa marca", enfatiza o executivo, acrescentando que é importante ressaltar que 60% da receita total é advinda da áreas de software.
Com apoio de uma equipe composta por cerca de 3 mil colaboradores, a Diebold Nixdorf atua nacionalmente com mais de 30 escritórios e possui duas unidades fabris em Manaus (AM) e o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento localizado em Indaiatuba/SP, para estudo e criação de novas tecnologias, principalmente em relação a prevenção de fraudes.
ATM recicladoras
Outra tecnologia que está alacando o crescimento da empresa está baseada na quarta geração de recicladores, denominada RM4. Com a solução, é possível identificar eletronicamente notas inseridas em ATMs para depósito bancário, realizar transações em tempo real e disponibilizar cédulas para saque, de forma rápida e segura.
Uma das principais preocupações e custos dos bancos e operadores de caixas eletrônicos é a segurança no abastecimento e no controle das movimentações dos terminais, incluindo questões como a guarda de valor e a logística, por exemplo. Com a tecnologia RM4, pode-se obter uma grande economia por reduzir drasticamente as variáveis desses processos, otimizando a gestão do dinheiro e das operações de forma automática e totalmente integrada à rede geral.
Os recicladores da quarta geração são capazes de ler e gerenciar até 10 notas por segundo, o que consolida os terminais RM4 da Diebold Nixdorf como os mais rápidos do Brasil. Permitem depósito direto de notas e cheques, sem uso de envelopes. Outra grande vantagem é a tecnologia inteligente embarcada que possibilita uma movimentação completa no caixa eletrônico, com identificação imediata na conta do cliente de valores depositados nos terminais.
Internacionalmente, a Diebold Nixdorf também está crescendo em ritmo acelerado. No terceiro trimestre de 2019, registrou 25,5% de aumento de receita, comparando com o mesmo período do ano anterior. Além disso, atingiu a marca de mais de dois milhões de PDVs e ATMs instalados no mundo, fazendo com que um em cada três caixas eletrônicos em funcionamento no planeta leve a sua marca.