A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) investiu cerca de R? 17,8 milhões entre 2022 e 2023 na expansão e modernização da infraestrutura da Escola de Engenharia (EE). A aplicação dos recursos foi direcionada em diversas áreas da EE, incluindo a melhoria da infraestrutura das salas de aulas com investimentos de R? 2,5 milhões.
Além disso, os investimentos do Mackenzie somados aos aportes de empresas parceiras permitiram a distribuição doa recursos, sendo aplicados R? 4,7 milhões nos novos laboratórios de Engenharia Química e de Materiais, R? 6,4 milhões na Engenharia Elétrica e da Computação, e R? 3,4 milhões na Engenharia de Produção.
O investimento reforça o compromisso da instituição com a melhoria da qualificação dos seus alunos e na necessidade de responder às demandas de tecnologia em um mercado de evolução constante. Essa modernização irá atender os oito cursos de graduação: Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Materiais, Engenharia de Produção, Engenharia Química, Engenharia da Computação e o curso de Química nas modalidades Licenciatura e Bacharelado.
Dentro do plano estratégico, o fortalecimento das colaborações entre a academia e o setor produtivo, além das pesquisas científicas fomentadas por agências governamentais, levaram à captação de mais de R$ 31,2 milhões nos últimos 2 anos, contribuindo diretamente para a qualidade da formação profissional e desenvolvimento de pesquisas tecnológicas.
Com o investimento, foram inaugurados 23 laboratórios e 8 salas de aprendizagem ativa para o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão, totalizando 31 novos espaços de excelência.
Destaques nas parcerias com empresas
As modernizações realizadas em parte dos laboratórios da Escola de Engenharia têm importantes consequências para os cursos ofertados na unidade acadêmica. Nos últimos anos formalizaram-se parcerias com dezenas empresas que estão entre as marcas que vem realizando aportes financeiros e econômicos na EE. Ao final do arquivo é apresentada a lista completa das empresas parceiras.
Engenharia Elétrica e da Computação
O novo Laboratório de Engenharia Elétrica e Engenharia da Computação utiliza um conceito de arquitetura moderno, o que tem atraído patrocínio de grandes empresas para montagem de Laboratórios de Indústria 4.0, Energia e Automação Industrial. O foco foi montar laboratórios para atividades de ensino e pesquisa, com espaços de trabalho mais ergonômicos, priorizando o bem-estar de alunos e professores.
Engenharia de Produção
A EE inaugurou dois novos laboratórios de ensino e pesquisa: Laboratório de Operações e Logística e o Laboratório de Simulação e Data Science. Esses novos espaços permitirão o desenvolvimento de pesquisas e contam com equipamentos modernos e inovadores, tais como; Sistema Ciber Físico de manufatura da Empresa Festo (6 células), Célula Flexível Robotizada de Manufatura (Festo + Robô ABB) e Robô Colaborativo UR5 (Universal Robotics).
- Além disso, houve investimentos em aquisição de notebooks com alta capacidade de processamentos de dados, que irão permitir a realização de estudos de modelos e estratégias de sistemas de produção, simulação de operações logísticas e, principalmente, o estudo de análise de dados e aprendizado de máquina aplicados em tomada de decisões.Engenharia de Materiais e Química
O Laboratório de Caracterização e Síntese de Materiais é o coração do curso de Engenharia de Materiais, e agora também abriga parte das necessidades do curso de Engenharia Química. O local foi assumindo diferentes configurações desde sua implantação e, com as reformas implementadas em 2023, toda sua área foi modernizada dando origem a um complexo de nove laboratórios destinados aos cursos de Engenharia de Materiais e Engenharia Química. Vale ressaltar que esses espaços também darão suporte às pesquisas realizadas no Programa de Pós-graduação em Engenharia de Materiais e Nanotecnologia.
Empresas parceiras
- WINCRET DESIGNER
- Abrafibras
- ABITELHA – Associação Brasileira da Indústria de Telhas de PVC
- HUAWEI DO BRASIL TELECOMUNICAÇÕES
- NEC LATIN AMERICA S.A
- Prefeitura de Francisco Morato
- PLANET HOLDING PARTICIPAÇÕES LTDA
- ED6 CONSULTORIA EDUCACIONAL
- ASSOCIAÇÃO CABELEGRIA DE AUXÍLIO À PESSOA COM CÂNCER
- WINCRET DESIGNER
- QUADRA ENGENHARIA SUSTENTÁVEL LTDA
- AMBIPAR ENVIRONMENTAL SOLUTIONS
- FIT (FLEXTRONICS INSTITUTO DE TECNOLOGIA)
- BANCO ITAÚ
- FESTO BRASIL LTDA
- TPF ENGENHARIA LTDA
- Trimble Inc.
- ERNST & YOUNG ASSESSORIA EMPRESARIAL LTDA
- GEOREVEST INDUSTRIA E COMERCIO DE GEOMEMBRANAS
- MEGA REFORÇA FUNDAÇÕES E COMÉRCIO DE PRÉ-MOLDADOS LTDA
- TELLESCOM INDUSTRIA COMERCIO EM TELECOMUNICAÇÃO EIRELI
- Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (FCMSCSP e FAVC)
- ABTB – Associação Brasileira de Transf de borrachas
- RIUMA MINERAÇÃO LTDA.
- BIOGRAFENO LTDA
- AUAD CORREA EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS (TELETRONIX)
- ACCIONA CONSTRUCCIÓN, S.A
- Engeform Engenharia
- GOL LINHAS AÉREAS S.A
- COMPANHIA DO METROPOLITANO DE SÃO PAULO (Metrô)
- JGP TECNOLOGIAS
- NOVA ANALÍTICA IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO LTDA (THERMOFISHER SCIENTIFIC)
- ABRICEM
- TECPLAS INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA
- FUNDAÇÃO PIO XII – HOSPITAL DO CÂNCER DE BARRETOS
- AUTOCOAT – EQUIPAMENTOS E PROCESSOS DE DEPOSICAO LTDA
- SAFIRA HOLDING LTDA, SOCIEDADE EMPRESÁRIA LTDA
- XCELIS CONSULTORIA DE GESTÃO EMPRESARIAL LTDA
- AEROPORTOS PAULISTAS SPE
- CONSTRUTORA P4 LTDA
- SOLVÍ ESSENCIS AMBIENTAL S.A
- ANTARES RECICLAGEM LTDA
- FUNDAÇÃO AMAZÔNIA SUSTENTÁVEL – FAZ
- VIBES SOLUÇÕES E ENGENHARIA LTDA
- GEOFIX ENGENHARIA FUNDACOES E ESTAQUEAMENTO SOCIEDADE EMPRESARIA LTDA
- ÂNCORA ENGENHARIA
- MECALOR SOLUCOES EM ENGENHARIA TERMICA S.A
- SYSTRA ENGENHARIA E CONSULTORIA LTDA
- INDÚSTRIA DE MATERIAL BÉLICO DO BRASIL (IMBEL)
- Globo