Nos últimos cinco anos, a Huawei Cloud investiu em data centers e implantou três Zonas de Disponibilidade (AZs), ao mesmo tempo em que defende a soberania de dados para cada país. Com este movimento, a companhia registrou crecismento de 15 vezes no período, tornando-se um dos principais provedores de nuvem no Brasil.
Durante o Huawei Cloud Summit Brasil 2024, evento que reuniu stakeholders dos setores público e privado, executivos da empresa chinesa e parceiros do ecossistema para alinhar estratégias voltadas para melhorar a infraestrutura de nuvem e a digitalização no Brasil.
Hoje a Huawei Cloud está posicionada como:
• Nuvem que mais cresce na América Latina desde 2019: a Huawei Cloud aumentou sua receita no Brasil em quinze vezes desde 2019. A empresa aumentou seu investimento em infraestrutura e serviços em nuvem para apoiar a estratégia de transformação digital do Brasil (E-Digital).
• Top 3 fornecedor de nuvem na América Latina: Nos últimos cinco anos, a Huawei Cloud atendeu a mais de 1.000 clientes e desenvolveu mais de 400 parceiros no Brasil. Esse sucesso garantiu à Huawei Cloud uma posição entre os três principais fornecedores de nuvem na América Latina, graças à sua equipe local robusta e ao serviço excepcional.
• Compromisso com o ecossistema local e o desenvolvimento de talentos: Com foco em nutrir o ecossistema local, a Huawei Cloud estabeleceu colaborações com mais de 400 parceiros locais. A empresa está comprometida com a expansão dessa rede e tem como objetivo desenvolver mais de 1.000 parceiros locais nos próximos cinco anos.
Desde 2019, a Huawei Cloud está presente no Brasil e, nesse período, seus negócios de nuvem cresceram mais de 15 vezes, posicionando-se como um dos principais provedores de nuvem no mercado local de serviços de Internet.
Ivan Yang, CEO da Huawei Cloud Brasil, enfatizou a posição da empresa na região: "Primeiro, trazemos o ecossistema global e a experiência digital para o Brasil. Segundo, por meio de nossa plataforma, ajudamos nossos clientes e parceiros aqui para melhorar suas capacidades, expandir para a América Latina e se tornar globais."
Economia digital orientada pela nuvem e impulsionada pela IA
"A inteligência artificial é necessária para o desenvolvimento de qualquer negócio. E a Nuvem é necessária para a IA para usarmos todos os modelos disponíveis", disse William Dong, presidente de Marketing da Huawei Cloud, destacando o compromisso da empresa em construir capacidades e serviços localizados no país.
A Huawei implementou soluções avançadas de nuvem em todo o mundo e está ansiosa para trazer mais dessas inovações para o Brasil, além de expandir o serviço pioneiro de nuvem nacional já construído. A colaboração com países como Cingapura e Arábia Saudita permitiu à Huawei criar uma base dupla de expertise em nuvem e inteligência artificial, ajudando os parceiros a aproveitar plenamente o valor de seus dados e a alcançar um rápido crescimento econômico digital.
Os serviços de nuvem da série Flexus e os Modelos Pangu, específicos para a indústria, também serão introduzidos no mercado para resolver questões complexas para empresas brasileiras.
Conhecimento superior para criar indústrias digitais prósperas
Empresas líderes locais e regionais escolhem a Huawei Cloud como parceira de transformação digital. Desde telecomunicações até transporte e comércio eletrônico, os serviços flexíveis e confiáveis da empresa atendem às necessidades da indústria.
Nos últimos cinco anos, a unidade de negócio atendeu mais de 1.000 clientes e 400 parceiros no Brasil, não apenas como um provedor de infraestrutura, mas também como um construtor de ecossistemas dentro da economia digital moderna.
"Aceleramos a digitalização de muitos setores no Brasil, como governo, finanças, petróleo e transporte. Estamos muito orgulhosos de ter feito parte da jornada de inovação da América Latina e esperamos poder ir ainda mais longe juntos", afirmou Jacky Gao, CEO da Huawei Brasil.
Um ecossistema digital próspero para o Brasil
Segundo, Hamilton Mendes Silva, Diretor do Departamento de Incentivos às Tecnologias Digitais do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, em participação no painel "Nuvem com IA para o Amanhã Digital do Brasil", o plano brasileiro de inteligência artificial tem diversos pilares. Um deles busca enfrentar a falta de qualificação profissional. "Não estamos buscando apenas a expansão do quadro de pesquisas. Nós olhamos para toda a pirâmide de formação", afirmou.
A Huawei Cloud está comprometida em criar um ecossistema local robusto por meio de colaborações com integradores de sistemas e fornecedores independentes de software. Programas como Leap, ICT Academy e Seeds for the Future já beneficiaram mais de 16.000 pessoas. "Estamos nos dedicando a treinar 5.000 mulheres em programação, ciência de dados e outras habilidades tecnológicas, em colaboração com o Ministério da Educação. Esse esforço visa garantir que a tecnologia pertença a todos e seja acessível a todos", destacou Atilio Rulli, vice-presidente de Relações Públicas da América Latina e Caribe da Huawei, sobre o programa .
No evento, foi divulgado o white paper "Computação em Nuvem: Caminhando em Direção ao Mundo Inteligente", com estudos de caso de transformação digital em diferentes indústrias, incluindo governo, saúde, educação, finanças, manufatura e Internet.