Em uma iniciativa inédita, o Sicoob UniCentro Br inaugurou o primeiro parque de energia solar 100% digital do Brasil – segundo a Urban Tech, Companhia de Inteligência Urbana e Serviços S/A – para atender à demanda elétrica da instituição. A cerimônia ocorreu em Caldas Novas – município localizado a 170 km de Goiânia – e contou com a presença de toda a diretoria da maior cooperativa financeira do estado de Goiás e uma das cinco maiores do Sistema Sicoob do País. Também estiveram presentes o prefeito do município, Kleber Luiz Marra, e o cooperado Geraldo Mendonça, que foi homenageado com seu nome dado ao parque.
A usina fotovoltaica foi construída em um terreno de 10 mil m² que abriga 1.098 placas com potência instalada de 750 KWp, o que irá gerar, em média, 90.750 KWh/mês de energia elétrica limpa, sustentável, eficiente e econômica. A partir do início da produção da usina em janeiro de 2024, está prevista uma economia anual de mais de R$ 1 milhão para a instituição financeira. Segundo o diretor-presidente do Sicoob UniCentro Br, Diogo Mafia, inicialmente, o empreendimento irá abastecer as 25 agências localizadas no estado de Goiás, mas está prevista a ampliação do parque para dobrar a produção e suprir a demanda elétrica de todos os pontos de atendimento da cooperativa financeira.
No cenário de crescente preocupação com as mudanças climáticas e de busca por fontes de energia mais limpas e sustentáveis, as cooperativas se destacam como pioneiras com soluções inovadoras. Em seu discurso durante a inauguração, Diogo salientou que o parque é um marco importante dentro das pautas ESG, que as cooperativas carregam em seus pilares. A grande novidade neste projeto é a operação poder ser controlada 100% por meio digital, o que integra o monitoramento dos sistemas de segurança e controle de fluxos e acessos, climatização da usina e até a comunicação inteligente com os inversores de energia e os sistemas integrados de manutenção e medição.
Segundo estimativas da análise de investimento realizada pela cooperativa, com o início da produção de energia própria, em 25 anos, 8.057 toneladas de CO2 (gás carbônico) deixarão de ser emitidos na atmosfera. De acordo com o estudo, seria necessário o plantio de 57.570 árvores, a um custo total de R$ 1.151.400, para eliminar essa quantidade de CO2. E, ainda com foco na sustentabilidade, desde o dia 20 de dezembro, seis agências de Goiânia e a agência de Caldas Novas passaram a contar com estações para recarga de carros elétricos e híbridos, o que contribuirá ainda mais com a redução de gases de efeito estufa emitidos na atmosfera.