Dois sites de busca chineses estão entre os dez maiores do mundo

0

Os sites de buscas Baidu e Alibaba, os principais da China, ocupam o terceiro e o décimo lugares, respectivamente, na lista dos dez mais usados no mundo, segundo estudo da consultoria ComScore, publicado pela agência de notícias Nova China, nesta segunda-feira (28/1). De acordo com o estudo, o Baidu.com, cotado na bolsa eletrônica americana Nasdaq, atraiu 5,2% das buscas globais na internet em dezembro.

A ComScore analisou 66,2 bilhões de buscas. O Google ocupa o primeiro posto do ranking, com 62,4% das consultas mundiais, cinco vezes mais do que o registrado pelo Yahoo!, segundo colocado, com 12,8%.

O site de busca chinês Baidu é considerado a versão chinesa do Google devido a sua popularidade e volume de receitas, que atingiu US$ 24,2 milhões no terceiro trimestre de 2007. O Alibaba.com, por seu lado, entrou pela primeira vez na lista dos dez portais preferidos pelos internautas para fazer buscas, com 0,8% das consultas globais.

O portal, cotado na bolsa de Hong Kong, é considerado um dos negócios de internet mais promissores da China, com 24,6 milhões de usuários registrados em 2007. Em 2004, o grupo tinha apenas 6 milhões de registros.

No quarto lugar da lista da ComScore está a Microsoft, com 2,9% das buscas, seguida pela sul-coreana NHN Corporation, com 2,4%.

A China tem atualmente tantos internautas quanto os Estados Unidos. Ela totalizou 210 milhões de usuários no país no fim do ano passado, um crescimento de 18% em relação a 2006.

Como 84% dos chineses ainda não tem acesso à internet, a China deverá se transformar no país com mais usuários da rede já em 2008, apesar de sua censura sobre o setor ser uma das maiores do mundo, segundo a ComScore.

Com informações da Agência Lusa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.