Os sites de buscas Baidu e Alibaba, os principais da China, ocupam o terceiro e o décimo lugares, respectivamente, na lista dos dez mais usados no mundo, segundo estudo da consultoria ComScore, publicado pela agência de notícias Nova China, nesta segunda-feira (28/1). De acordo com o estudo, o Baidu.com, cotado na bolsa eletrônica americana Nasdaq, atraiu 5,2% das buscas globais na internet em dezembro.
A ComScore analisou 66,2 bilhões de buscas. O Google ocupa o primeiro posto do ranking, com 62,4% das consultas mundiais, cinco vezes mais do que o registrado pelo Yahoo!, segundo colocado, com 12,8%.
O site de busca chinês Baidu é considerado a versão chinesa do Google devido a sua popularidade e volume de receitas, que atingiu US$ 24,2 milhões no terceiro trimestre de 2007. O Alibaba.com, por seu lado, entrou pela primeira vez na lista dos dez portais preferidos pelos internautas para fazer buscas, com 0,8% das consultas globais.
O portal, cotado na bolsa de Hong Kong, é considerado um dos negócios de internet mais promissores da China, com 24,6 milhões de usuários registrados em 2007. Em 2004, o grupo tinha apenas 6 milhões de registros.
No quarto lugar da lista da ComScore está a Microsoft, com 2,9% das buscas, seguida pela sul-coreana NHN Corporation, com 2,4%.
A China tem atualmente tantos internautas quanto os Estados Unidos. Ela totalizou 210 milhões de usuários no país no fim do ano passado, um crescimento de 18% em relação a 2006.
Como 84% dos chineses ainda não tem acesso à internet, a China deverá se transformar no país com mais usuários da rede já em 2008, apesar de sua censura sobre o setor ser uma das maiores do mundo, segundo a ComScore.
Com informações da Agência Lusa.