A Accenture, consultoria de gestão, serviços de tecnologia e outsourcing, divulgou nesta segunda-feira (28/1) as dez previsões que poderão mudar o cenário do mercado wireless neste o ano.
Para o consultor sênior da área de redes e tecnologia da Accenture, Geraldo Araújo, o Brasil também será afetado por esse cenário. ?Em particular, cabe destacar a oferta de novos serviços suportados por banda larga, disponíveis pelas redes 3G em implantação e em consolidação nas operadoras? afirma.
O relatório destaca que a banda larga sem fio será o principal motor das transformações que marcarão as previsões para 2008. Entre as expectativas, a Accenture cita os seguintes cenários:
1. Os EUA ultrapassarão a Europa na corrida por serviços inovadores, número de usuários e evolução do ecossistema.
2. O browser do celular morrerá, dando espaço definitivo para os widgets (componentes de interface gráfica com o usuário, como: janelas, botões, menus e itens de menus, ícones, barras de rolagem, etc.).
3. O aumento de receita em wireless virá em forma de conteúdo e fará parte significativa da composição da receita média por assinante (Arpu).
4. Muitas operadoras trocarão de bandas e consolidarão espectros.
5. A publicidade baseada em conteúdo para celular terá finalmente vez.
6. Aplicações de fornecedores terceirizados terão relevância no mundo wireless.
7. O 4G iniciará sua revolução na Europa.
8. O LTE (long term evolution, ou a evolução das tecnologias no longo prazo) terá mais força junto às operadoras CDMA.
9. As operadores de TV se farão ainda mais presentes graças ao wireless na Europa Oriental e no sudeste da Ásia.
10. A adoção de serviços corporativos móveis aumentará.