A LG Informática, líder no desenvolvimento de sistemas para automação de rotinas e auxílio no gerenciamento de pessoal e recursos humanos, acaba de conquistar a certificação nível 2 do CMMI- Capability Maturity Model Integration – um modelo de referência em qualidade de software reconhecido mundialmente, que descreve princípios e práticas relacionadas ao processo de desenvolvimento de produtos e serviços tecnológicos. Este modelo fornece os direcionamentos necessários para tornar um processo de software mais eficiente e controlado, fazendo com que estes produtos sejam entregues com qualidade, no prazo e a custos previstos.
Em março de 2005, a LG Informática iniciou um projeto chamado "LG rumo ao CMMI nível 2?, sob a coordenação do SEPG – Grupo de Processo de Engenharia de Software da LG, que tinha como objetivo a melhoria do Processo de Desenvolvimento de Software e, conseqüentemente, a implantação do modelo CMMI nível 2. Seis grandes áreas do Processo de Desenvolvimento de Software da LG foram tratadas: Gerência de Requisitos, Planejamento de Projeto, Acompanhamento e Controle de Projeto, Medição e Análise, Garantia da Qualidade de Processo e Produto, e Gerência de Configuração.
A avaliação oficial do SEI ? Software Engineering Institute, entidade norte-americana responsável pela certificação, que ocorreu no final do ano passado, constatou que os processos da LG estavam aderentes aos processos do CMMI-DEV referentes ao Nível de Maturidade 2. A LG Informática recebeu, então, resultado positivo e revelou-se como a primeira e única empresa goiana a possuir a certificação CMMI.
?Com a implantação deste modelo, a empresa assume não somente o controle do seu processo como evolui para uma cultura de excelência na gestão de software. Esta certificação é um reconhecimento do nosso compromisso com a qualidade e com a inovação?, afirma Eduardo Virgílio, diretor de tecnologia da LG Informática.