Mais de 85% da população mundial com acesso à internet usaram a rede nos últimos dois anos para fazer compras, o que representa um aumento de 40%, segundo o mais recente estudo do instituto de pesquisas Nielsen, intitulado Global Online Survey, que analisa os hábitos de compra pela internet. O levantamento aponta, ainda, que, globalmente, mais da metade dos usuários da rede mundial fizeram ao menos uma compra online em dezembro de 2007, aponta o estudo.
Quando, há dois anos, a empresa realizou sua primeira pesquisa global sobre as tendências de compra via internet, cerca de 10% da população do mundo (627 milhões) haviam feito compras online. Em dois anos, este número aumentou para aproximadamente 875 milhões.
Os itens mais comprados, segundo o estudo, foram livros (41%, nos últimos três meses), vestuário, acessórios e calçados (36%), vídeos, DVDs e jogos (24%), passagens aéreas (24%) e equipamentos eletrônicos (23%).
Entre os usuários da internet na Alemanha, 55% disseram que compraram livros, 42%, artigos relacionados a vestuário, acessórios e calçados, e uma em cada quatro pessoas consumiu música, vídeos e DVDs nos últimos três meses. Durante o mesmo período, 45% dos usuários no Reino Unido adquiriram livros online, seguido de vídeos, DVDs e jogos (44%), vestuário, acessórios e calçados (38%), música (37%), e um em cada quatro compradores comprou também passagens aéreas. Nos EUA, 41% consumiram artigos de vestuário, acessórios e calçados, 38%, livros, e um em cada três adquiriu vídeos, DVDs e jogos.
O número de internautas que compraram livros pela internet aumentou 7% nos últimos dois anos, mas o maior incremento foi na categoria vestuário, acessórios e calçados, que cresceu de 20% para 36%. "Alguns dos maiores consumidores de livros pela internet são dos países em desenvolvimento [China, Brasil, Vietnã e Egito], o que indica um enorme potencial de crescimento para varejistas online que podem concentrar suas estratégias nesse segmento de mercado em rápido crescimento", disse Jonathan Carson, presidente internacional da Nielsen Online.
Segundo ele, o interesse do internauta em comprar vídeos, DVDs e passagens/reservas áreas cresceu, respectivamente, dois e três pontos percentuais nos últimos dois anos. ?Hoje, um em cada quatro compradores online diz que adquiriu esses itens pela rede nos últimos três meses?, observa Carson.
O estudo revela, ainda, que mais de 70% dos usuários da internet na Índia, e mais de 60% na Irlanda e nos Emirados Árabes Unidos disseram que compraram passagens/ reservas aéreas pela rede nos últimos três meses, tornando o item viagem a quarta categoria mais popular da web. "Viagem é uma categoria extremamente adequada para a internet, devido à sua capacidade de fornecer acesso eficiente a uma variedade extremamente ampla de informações para comparações. Embora algumas áreas da indústria de viagem demorassem inicialmente para usar os benefícios da rede, a compra online é agora uma das histórias de sucesso indubitável", disse Carson.
Meios de pagamento
O levantamento da Nielsen aponta, também, que o cartão de crédito foi, de longe, o meio de pagamento mais usado nas compras online ? 60% por cento dos consumidores no mundo usaram seus cartões de crédito para compras online, enquanto um em cada quatro usuário escolheu o sistema PayPal, serviço online que permite que indivíduos e empresas façam transferências financeiras, efetuem pagamentos em leilões, comprem bens ou serviços, ou façam doações. Daqueles que pagaram com cartão de crédito, mais da metade (53%) usou a bandeira Visa.
Os internautas da Turquia (que representam a elite econômica daquele país) ficaram em primeiro lugar no mundo no uso de cartão de crédito (91%) para compras online, seguidos de 86% da Irlanda e 84% da Índia e dos Emirados Árabes.
A pesquisa mostra, ainda, que, enquanto os compradores online na América Latina e na Ásia têm maior probabilidade de utilizar cartões de crédito do que qualquer outra forma de pagamento, os cartões de débito são mais populares entre os internautas do Reino Unido (59%) e dos EUA (40%).
De acordo com a Nielsen, a tendência dos consumidores online é aderir aos sites de compra com os quais estejam familiarizados, com 60% declarando que realizam transações preferencialmente no mesmo site. "Isso mostra a importância de capturar as dezenas de milhões de usuários da internet que estão fazendo compras online pela primeira vez. Se os sites de comércio eletrônico souberem cativá-los e proporcionar uma experiência positiva de compra, provavelmente conquistarão a sua fidelidade", observa Carson.
Além disso, o estudo revela que, ao selecionar sites onde comprar, um terço deles usou um mecanismo de buscas ou simplesmente navegou para encontrar a melhor loja online, enquanto um em cada quatro comprador utilizou recomendações pessoais. "As recomendações de colegas desempenham um importante papel no processo de tomada de decisão. A explosão no consumo online no último ano significa que essa confiança na comunicação boca a boca, em vez de outras formas de referência, parece destinada a aumentar", finaliza Carson.