Os endereços na internet do Poder Judiciário serão padronizados o novo domínio do Judiciário ?jus.br?. A medida foi determinada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e tem como propósito garantir o domínio da Justiça na web. As mudanças vão acontecer em 90 dias a contar da publicação no Diário de Justiça, que foi feita no dia 21 de dezembro.
O novo domínio a ser utilizado nos sites será o ?.jus?. Com isso, para acessar o site do Superior Tribunal de Justiça (STJ), por exemplo, será necessário digitar o endereço www.stj.jus.br. As regras para a mudança de domínio e as tabelas que estabelecem os endereços eletrônicos estão na Resolução nº 45, publicada dezembro. De acordo com a resolução, a medida serve para garantir ao cidadão o acesso às informações de forma precisa, sem a necessidade de conhecer suas ramificações e particularidades.
A resolução permite também o uso de acentos, hífen e cedilha na escrita dos endereços eletrônicos. Desse modo, a palavra ?justiça? pode ser escrita com o uso de cedilha, e não mais com ?c? como era feito. Mas o uso desses caracteres não poderá ser utilizado nos endereços de e-mails.
Os certificados digitais emitidos pelo STJ e com o antigo domínio ?gov.br?, poderão ser usados até o seu prazo final de validade. Após o vencimento, os novos certificados passarão a utilizar o novo domínio do Judiciário ?jus.br?.
Os tribunais têm 90 dias a partir da publicação, 21 dezembro, para fazer as alterações dos endereços, que acontecerá em março. O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto Br (NIC-Br) será responsável pela verificação das exigências técnicas de segurança de nomes de domínios. Ao CNJ caberá a aprovação das solicitações encaminhadas ao NIC-Br e o acompanhamento da gestão eletrônica feita pelos órgãos do Judiciário.