Sites da Justiça passam a usar o domínio ?jus.br? a partir de março

0

Os endereços na internet do Poder Judiciário serão padronizados o novo domínio do Judiciário ?jus.br?. A medida foi determinada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e tem como propósito garantir o domínio da Justiça na web. As mudanças vão acontecer em 90 dias a contar da publicação no Diário de Justiça, que foi feita no dia 21 de dezembro.

O novo domínio a ser utilizado nos sites será o ?.jus?. Com isso, para acessar o site do Superior Tribunal de Justiça (STJ), por exemplo, será necessário digitar o endereço www.stj.jus.br. As regras para a mudança de domínio e as tabelas que estabelecem os endereços eletrônicos estão na Resolução nº 45, publicada dezembro. De acordo com a resolução, a medida serve para garantir ao cidadão o acesso às informações de forma precisa, sem a necessidade de conhecer suas ramificações e particularidades.

A resolução permite também o uso de acentos, hífen e cedilha na escrita dos endereços eletrônicos. Desse modo, a palavra ?justiça? pode ser escrita com o uso de cedilha, e não mais com ?c? como era feito. Mas o uso desses caracteres não poderá ser utilizado nos endereços de e-mails.

Os certificados digitais emitidos pelo STJ e com o antigo domínio ?gov.br?, poderão ser usados até o seu prazo final de validade. Após o vencimento, os novos certificados passarão a utilizar o novo domínio do Judiciário ?jus.br?.

Os tribunais têm 90 dias a partir da publicação, 21 dezembro, para fazer as alterações dos endereços, que acontecerá em março. O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto Br (NIC-Br) será responsável pela verificação das exigências técnicas de segurança de nomes de domínios. Ao CNJ caberá a aprovação das solicitações encaminhadas ao NIC-Br e o acompanhamento da gestão eletrônica feita pelos órgãos do Judiciário.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.