HSBC investe na modernização do seu parque tecnológico

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Com o objetivo de facilitar a atualização e instalação de novos aplicativos em mais de 15 mil equipamentos departamentais distribuídos por todo país, o grupo financeiro HSBC investiu, por meio de um projeto mundial, na modernização de seu parque tecnológico para aprimorar seu help desk.
No Brasil, a instituição financeira contratou a InfoSERVER, fornecedora de soluções de tecnologia e provedora de serviços de consultoria, que será responsável pela implantação do sistema Microsoft System Management Server (SMS), bem como pelo suporte e treinamento dos funcionários.
O projeto teve início quando o HSBC sentiu a necessidade de ganhar mais agilidade na resolução das demandas provenientes de seus funcionários e de aprimorar ainda mais a segurança da informação. O sistema vai possibilitar o gerenciamento completo de instalações de aplicativos nas máquinas, inclusive daqueles feitos indevidamente.
O projeto teve como foco principal facilitar o gerenciamento de cada máquina da instituição. "Qualquer movimentação ou formatação da máquina prejudicava nosso controle e não conseguíamos detectar quais aplicativos cada profissional utilizava", conta Marcos Espedito Carvalho, coordenador-técnico da equipe de Desktop Management do HSBC Brasil. Além disso, frisa o executivo, não era possível saber se a quantidade de licenças estava adequada ao número de usuários, já que não havia acompanhamento das aplicações instaladas.
As instalações também eram manuais e o banco não conseguia bloquear a implementação de novos aplicativos por parte dos usuários. "Eles tinham total controle sobre a máquina e podiam inserir aplicativos sem a autorização do banco", revela Carvalho.
Com a adoção do SMS, o HSBC garantiu controle total sobre o parque de hardware e software, ao passo que o sistema avisa se houve mudanças na configuração da máquina e quando elas foram realizadas.
Dessa forma, o inventário de software passou a ser detalhado, fornecendo dados sobre os aplicativos, as versões utilizadas e a freqüência de uso de cada usuário. Os ganhos de gestão foram enormes. De acorco com o banco, a instalação de aplicativos, que chegava a demandar semanas, agora é concluída em uma hora.
"Reduzimos em 98% o tempo de instalação em grande volume e em 80% os chamados individuais", afirma Carvalho, ressaltando que esses fatores levaram à diminuição de 16% no número de solicitações ao help desk.
A previsão da instituição financeira é de estender o uso do Microsoft System Management Server 2003 para a gestão dos mais de 600 servidores que fazem parte do parque tecnológico do banco no Brasil. O HSBC ainda planeja migrar as estações de trabalho do SMS 2003 para o System Center Configuration Manager.

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