As exportações de telefones celulares em 2009 apresentaram uma queda de 35% em relação ao ano anterior, segundo dados divulgados pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee). No total, as vendas externas da indústria do setor alcançaram US$ 1,4 bilhão no ano passado.
Dados da entidade revelam que os principais destinos dos celulares foram a Argentina, representando 51% do total exportado, Venezuela (10%), Estados Unidos (8%) e México (5%). Como destaque, a Abinee cita o avanço de 374% nas vendas para os Emirados Árabes Unidos, que totalizaram US$ 33 milhões. Com isso, a região passou a ocupar o oitavo lugar na lista dos principais destinos dos celulares produzidos no Brasil, com participação de aproximadamente 2,4% do total exportado.
Em relação a unidades exportadas, a queda foi de 34%, ficando em 16 milhões de unidades em 2009, contra 25 milhões em 2008. O número representa 25,8% dos 62 milhões de celulares fabricados no país. Para este ano, a previsão da Abinee é de que as exportações cheguem a 18 milhões de unidades, alta de 12,5%.
A entidade também estima que neste ano serão produzidos 68 milhões de aparelhos celulares no Brasil, número 9,6% superior na comparação com o ano passado. Além disso, projeta que o país atingirá cerca de 200 milhões de linhas ativas de celulares.
- Retração nas vendas